Como seria um iPad de 7 polegadas? Veja agora mesmo - no seu iPad!

Você acredita no boato de que um iPad menorzinho vai ser trazido ao mercado nos próximos meses? Eu não, mas isso não me impede de achar interessante o simulador que veremos a seguir, que permite ver na tela de um iPad atual como ficariam alguns apps populares em uma tela menor.

A ideia de que um iPad de 7 polegadas (ou, mais precisamente, de 7,85 polegadas – o rumor é estrito!) está a caminho e seria anunciado em setembro vem sendo divulgada por várias fontes.

Para mim, feliz com a tela de 9,7 polegadas dos iPads atuais, parece uma ideia bem desnecessária. Mas seus defensores dizem que a Apple, não satisfeita com seu domínio no formato atual, quer também uma fatia do mercado que vem sendo construído por tablets pequenos ou smartphones grandalhões.

Steve Jobs tinha algo a dizer sobre o assunto: em 2010, ele falou em público que havia uma razão para a Apple não ter interesse neste formato. Não é que ela não tinha interesse em uma versão a preço mais baixo (como muitos dizem), mas sim que considerava que uma tela pequena não conseguiria "expressar" o software como a tela maior.

Alguma coisa mudou desde então, e já é possível produzir em escala industrial telas de 7,85 polegadas com exatamente a mesma resolução que hoje temos no iPad 2, modelo mais básico do iPad ainda à venda, embora os elementos visuais menores (fruto da execução em uma tela menor de um app ou conteúdo feito para uma tela maior com a mesma resolução) certamente possam produzir algumas perdas.

Para mim, uma tela de 7 polegadas parece pequena demais para as aplicações que costumo rodar no iPad. Minha referência pessoal para este tamanho de tela é o Eee PC 701, o primeiro sucesso (2007!) no ramo dos netbooks, cuja tela de 7 polegadas é a que você vê na imagem acima, e nem ocupava toda a área da tampa do netbook, que vinha com uma moldura anormalmente larga para isso ficar menos evidente.

Para a época era um compromisso que fazia algum sentido (embora a resolução de 800x480 exigisse muita boa vontade) mas um iPad mini ou iPad nano não parece ser o que me agradaria hoje em termos de tamanho para um tablet (embora a prática demonstre que muita gente gosta).

Veja na tela do seu iPad atual

Caso o rumor venha a virar realidade, não imagino que os apps mais populares deixarão de criar versões com interface adaptada a uma tela com superfície menor.

Mas ver como eles ficariam caso a tela fosse simplesmente encolhida é interessante para compreender de que tamanho estamos falando, e esta apresentação preparada pelo MacStories.net mostra, na própria tela do iPad, alguns exemplos de apps redimensionados para caber em 7,85 polegadas físicas.

Para abrir no seu iPad, você precisa ter o app Keynote, aí basta clicar no link da apresentação acima no Safari do iPad, esperar carregar e mandar abri-la no Keynote, e depois exibi-la em modo apresentação (ou seja... aperte Play).

O resultado é algo como a ilustração acima: a apresentação coloca margens no iPad para que a tela de alguns apps (no exemplo acima, o iBooks) fique com exatamente 7,85 polegadas e, em alguns casos, redimensiona alguns elementos visuais do app em questão (como as letras e capas dos livros acima) para que estes fiquem com o mesmo tamanho físico que teriam no iPad "normal".

Para mais detalhes, veja o artigo completo no MacStories. E depois me diga se você acha que a ideia de um iPad mini faz sentido no seu contexto pessoal ツ

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: