iPhone caiu na água? Veja o que fazer

O iPhone molhou? Derramou cerveja no iPhone? Calma, nem tudo está perdido, especialmente se você souber o que fazer desde o primeiro minuto em que molhou o aparelho, seja com café, água, suco, refrigerante ou outras bebidas.

Infelizmente os episódios de iPhones molhados na mesa de bar, em mergulho na piscina, no banheiro, na máquina de lavar ou mesmo com um copo de refrigerante (ou cerveja...) ou xícara de café na mesa de trabalho são muito comuns, e mais infelizmente ainda boa parte dos comportamentos instintivos nessa hora correspondem exatamente ao que não se deve fazer.

Portanto, fica a dica: se você nunca molhou seu iPhone, leia e esteja preparado. E passe adiante as recomendações para os amigos que vivam em locais em que há líquidos perto de iPhones!

iPhone caiu na água: o que fazer?

Em primeiro lugar, não importando se o iPhone caiu no líquido ou o líquido caiu no iPhone, resista à tentação de ver se ele ainda está funcionando. NO MÁXIMO, caso você perceba que ele ainda está ligado, desligue-o assim que tirá-lo da água.

Tome cuidado para movê-lo o mínimo possível, para que o líquido no interior do aparelho que ainda não tenha molhado partes sensíveis não se desloque. Sim, isso significa que você não deve sacudi-lo, embora não haja problema (e até seja desejável) em deixar o líquido escorrer dele, de preferência na mesma posição em que ele estava na hora do acidente.

Remova capas, cases e acessórios, e seque o exterior do aparelho cuidadosamente com uma toalha macia ou material equivalente. Se for necessário, tire o chip com bastante cuidado, para usá-lo em outro aparelho enquanto o iPhone seca.

Como secar o iPhone

Cuidado com a tentação do secador de cabelo (ou aquecedor, secadora, deixar no sol do meio-dia, etc.). Além do calor excessivo poder causar dano direto, pode causar um ciclo de evaporação/condesação que gera dano adicional mesmo depois da secagem.

Tão rapida e cuidadosamente quanto possível, coloque o aparelho em um recipiente com arroz (cru!) ou sílica gel (em flocos grossos), que absorvem a umidade muito mais rapidamente do que simplesmente deixá-lo exposto ao ar para secar. Tampe ou de outra forma isole (por exemplo, em um plástico estilo Zip Lock) para que a umidade do ar não interfira, aguarde 48h a 72h e aí você pode começar a pensar em verificar se está seco, e aí testar. Se funcionar, não esqueça de providenciar um backup e de consultar um técnico para ver se não há necessidade de manutenção adicional.

Garantia para iPhone molhado?

Com sorte e vento a favor, nada terá queimado, e o iPhone voltará a funcionar. Se não funcionar, as suas opções são um pouco limitadas: smartphones são tão sensíveis a líquidos, que os fabricantes chegam a colocar sensores ou reagentes internos que indicam se o aparelho foi molhado (caso em que, além de usualmente perder a garantia, em alguns casos ele se recusa a tentar reparar, porque geralmente o dano é integral).

No caso do iPhone, o sensor mais acessível pode ser visto sem desmontar o aparelho: fica no fundo do conector para fone de ouvido, é branco nos iPhones secos, e fica vermelho ou rosa em iPhones que já foram molhados (há outro similar no conector do cabo de alimentação).

Sobre a garantia, a Apple avisa: "Se um iPhone ou iPod for danificado devido ao contato com líquido (por exemplo, café ou refrigerante), o conserto não será coberto pela garantia limitada de um (1) ano oferecida pela Apple nem por um AppleCare Protection Plan (APP). Modelos de iPhone e iPod fabricados depois de 2006 apresentam Indicadores de Contato com Líquidos integrados que mostram se o dispositivo entrou em contato com água ou outros líquidos."

Mas claro que você pode levar à assistência técnica para uma tentativa, e às vezes funciona.

Para prevenir um pouco, existem capas, cases e até sprays que prometem reduzir os danos, mas o desafio é fazer com que o iPhone esteja dentro de uma dessas soluções na hora em que ele toma banho - é fácil lembrar antes da pescaria, mas difícil prever que a jarra de suco vai virar na mesa bem quando seu iPhone estiver nela.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: