Mac no Windows: como instalar o OS X no VirtualBox
Instalar o OS X no Windows também é possível por meio de uma máquina virtual, embora haja limitações técnicas e de licenciamento a considerar também ao criar este "hackintosh virtual".
Rodar o sistema do Mac em um PC com Windows não é algo que eu já tenha feito a sério ou deseje fazer, e tenho certeza de que pode violar licenças de parte dos produtos envolvidos, o que para mim é uma razão a mais para não fazer
Mas a instalação do chamado Hackintosh (sistema do Mac rodando em hardware de terceiros) permanece sendo um interesse de muitos, pelas mais variadas razões, e agora é possível até mesmo usando o VirtualBox, sistema de virtualização gratuito (e open source) mantido pela Oracle, que permite manter o sistema operacional rodando "dentro" do Windows, sem partições ou instalações "por cima".
Não é algo que eu pretenda fazer, mas o Lifehacker publicou um guia passo-a-passo que pode ajudar aos interessados.
Não pense que é um procedimento simples: são muitos passos. Antes de começar, verifique a lista de requisitos para o procedimento apresentado por eles:
- Um PC rodando o Windows para 64 bits, processador com no mínimo 2 núcleos e 4GB de RAM.
- O VirtualBox instalado no Windows, e o VirtualBox Extension Pack.
- Uma imagem de instalação do OS X Mountain Lion especialmente preparada para o procedimento (os detalhes sobre como obtê-la constam no artigo)
- Duas imagens auxiliares (idem)
- O Multibeast 4, para ajudar a fazer funcionar os dispositivos (áudio, etc.) após a instalação.
Tanto o artigo quanto os comentários dos leitores dele mencionam que a instalação do Snow Leopard pode ser bem mais simples (um leitor comentou lá que instalou diretamente a partir de uma imagem do disco de instalação, gerada por um utilitário específico, por exemplo).
Não é algo que eu particularmente recomende, e não apenas pelas questões de licenciamento. Mas cada um com seus motivos: se você quiser saber mais, consulte o artigo do Lifehacker.
Comentar
Comentários arquivados