Adaptadores para o iPhone 5

O novo conector e cabo do iPhone 5 (e iPad mini, iPad de 4ª geração e iPod Touch de 5ª geração) terão que conviver por alguns anos com os acessórios feitos desde 2003 para o conector anterior de 30 pinos, e que ainda continuarão à venda por algum tempo – embora marcas que lançam tendências em acessórios, como Bose, JBL, Bowers & Wilkins e Bang & Olufsen já tenham anunciado que estão com o suporte ao novo modelo em andamento.

É de se imaginar que futuros acessórios serão feitos diretamente para o novo modelo e dispensarão adaptadores, e sabemos que no que diz respeito a produtos da própria Apple (e alguns de terceiros), a maior parte das operações agora dão ênfase a conexões sem fio (Wi-Fi, Bluetooth), seja ou não via iCloud.

Mas para quem precisa de cabos e adaptadores para o iPhone 5, já há algumas informações disponíveis, começando pelo adaptador Micro USB que já mencionamos no artigo anterior.

Além dele, já há 2 adaptadores oficiais do iPhone 5 para cabos e acessórios do iPhone 4S e anteriores (que usavam o conector de 30 pinos): um com cabo e outro sem cabo.

Os adaptadores acima não são meros mapeamentos pino-a-pino entre 2 formatos físicos de conector: eles precisam converter internamente o sinal de acordo com a operação em andamento. Por exemplo, para suportar a operação "saída de áudio analógica" (existente no conector antigo mas não no novo), eles contam com um chip DAC (conversor analógico digital).

Os 2 adaptadores acima suportam as seguintes operações:

  • Carregamento
  • Sincronização
  • Saída de áudio analógica para aparelhos de som em geral (que é a operação mais comum em docks de áudio)
  • Saída de áudio USB para aparelhos de som cuja entrada seja USB (comum em carros)

Um detalhe que afetará a alguns usuários de docks luxuosas (como a que vem em alguns modelos de carros BMW): o iPod Out é um recurso pouco utilizado em acessórios populares, que coloca os menus de controle do iPod (avançar, retroceder, etc.) na tela do próprio acessório, e NÃO ESTÁ presente no novo adaptador.

Mas um recurso usado com um pouco mais de frequência também está ausente, embora para este a solução já exista (veja abaixo): os adaptadores acima não suportam acessórios que gerem saída de vídeo.

[atualização] No final de outubro, a Apple lançou também o adaptador Lightning para HDMI e o adaptador Lightning para VGA, ambos compatíveis com TV, projetor, monitor e outros aparelhos de vídeo que usem estes conectores.

Além disso, para enviar a saída de vídeo do iPhone 5 para outros aparelhos, outra saída é usar o AirPlay (com acessórios que o suportem, como a Apple TV).

Já existe ao menos um adaptador de terceiros anunciado (em pré-venda, apenas): este modelo da Nanotch com cara de ser mero mapeamento pino a pino, o que se confirmado suportaria apenas sincronização, carregamento e funções via USB – a conferir, mas não nutro grandes esperanças.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: