iPhone 5

O iPhone 5 no Brasil continua a ser um aparelho sem todas as funções que estão disponíveis no mesmo aparelho em outros países e idiomas, mas é um salto de funcionalidade bem maior do que o ocorrido na versão anterior, e de modo geral me agradou: mais leve, mais rápido, mais fino, com câmeras e conectividade melhores.

Trata-se do modelo 2012 da linha de celulares da Apple inaugurada em 2007, começa a ser vendido na sexta (nos EUA), traz consigo o iOS 6 (para o qual poderemos fazer o upgrade a partir da próxima semana também) e na prática é a sexta geração da sua série, sucedendo o iPhone original, o 3G, 3GS, 4 e 4S.

Várias das novidades do iPhone 5 anunciadas hoje já eram em grande parte esperadas pelo público: a tela maior, trocando as 3,5 polegadas da tela dos modelos anteriores por 4 polegadas de diagonal, mantendo a mesma largura mas ampliando a altura (e a resolução, que agora vai a 1136x640 pixels) alcançando a proporção de 16:9 típica de televisores Full HD, o novo processador A6 duas vezes mais rápido que o A5 do iPhone 4S, a nova tecnologia de sensibilidade ao toque na tela, e o novo conector ("Lightning") para sincronização e carga da bateria, que aproveitam melhor o espaço reduzido do iPhone, e que no caso do conector já surge com um adaptador disponível para quem tem acessórios do modelo anterior que estava em uso desde 2003.

A opção por manter a largura e ampliar só a altura tem a vantagem de permitir continuar rodando os apps feitos para as versões anteriores em suas resoluções nativas, simplesmente deixando de usar as extremidades verticais da tela (que ficarão com tarjas pretas) enquanto eles estiverem em execução.

A bateria promete durar por 8h de conversação ou web, 10h de vídeo ou 40 de música, ou 225 horas de stand-by.

O novo visual do iPhone me agradou, incluindo a espessura ainda mais fina (que eu gostaria que pudesse compensar o aumento da superfície devido à tela de 4 polegadas, maior do que eu desejaria) a nova combinação de tonalidades e o conjunto que forma o seu gabinete de metal e vidro, com destaque para maior extensão de proteção metálica na parte traseira. Estranhei um pouco o novo posicionamento da câmera frontal (centralizada, logo acima do fone), mas na prática em nada me atrapalha, nem ajuda – ao contrário da melhoria nas suas especificações, que foi muito bem-vinda.

O suporte a conexões 4G/LTE foi confirmado e deve ser bem bom para quem mora onde há essa cobertura, mas está longe de ser a maioria dos casos dos nossos leitores. O suporte a conexões wi-fi N me agradou bem mais ツ

Já os novos recursos da câmera (incluindo a possibilidade de tirar fotos enquanto filma, o melhor suporte a pouca luz e muito mais), inclusive facilidades para compor panoramas a partir de múltiplas imagens justapostas, e os microfones adicionais localizados perto das câmeras (para melhorar o áudio das filmagens, mas também melhorar o reconhecimento de voz e cancelamento de ruídos) deverão fazer diferença prática na vida de muita gente.

Além do novo conector de sincronização, o iPhone 5 (e os iPods Touch e nano) virá também com um novo modelo de fones de ouvido, que recebeu o nome de EarPod e lembra as backing vocals do clip Mahna Mahna, dos Muppets ツ.

O iPhone 5 começa a ser vendido no Brasil em uma data e preço ainda a serem anunciados, mas já estará disponível nas lojas da Apple dos EUA e seus parceiros comerciais para pré-venda a partir de sexta, mantendo (lá) os mesmos preços do modelo 4S.

iOS 6: novidades

A nova versão do iOS já vai poder ser instalada a partir da próxima semana por quem tem iPhone 3GS em diante, iPad 2 e novo iPad.

As novidades do iOS 6 já tinham sido em grande parte pré-anunciadas, e mesmo desprezando aspectos como os novos Mapas, o serviço de ingressos/tickets Passbook e o assistente pessoal Siri (que devem demorar mais um pouco a fazer diferença prática para brasileiros), ainda há bastante coisa para chamar a atenção, e que estará à disposição até mesmo dos usuários do iPhone 4 e 4S que fizerem o upgrade em breve.

Imagino que recursos como a integração com o Facebook e a possibilidade de compartilhar online álbuns de fotos selecionados atrairão a atenção de muitos, mas em termos de recursos online, o que me agradou mais foram as novidades no próprio navegador Safari (modo full screen quando o iPhone é segurado "de lado", sincronização de abas via iCloud), os recursos renovados do app de e-mail oficial (incluindo uma caixa de entrada para contatos VIPs e novas facilidades para anexar fotos e vídeos).

O que eu mais gostei no iOS 6 foram as novas funções relacionadas à utilidade essencial de um telefone: telefonar. O recurso de responder rapidamente selecionando uma mensagem pré-cadastrada ("Ligo mais tarde", "Estou a caminho", etc.) quando não se pode ou não se deseja atender a uma ligação é uma comodidade bem-vinda, a opção de ser lembrado automaticamente (após um intervalo de tempo, ou ao chegar em casa ou no escritório) de retornar uma ligação não atendida pode vir a ser muito útil, mas o recurso "Não Perturbe" é o que mais me agradou, pois permite definir um horário no qual ligações em geral (exceto as de números pré-autorizados) não tocarão nem vibrarão, embora fiquem registradas.

iTunes e iPod

A iTunes Store e App Store foram remodeladas e me agradaram, mas o que mais me chamou a atenção é que teremos também novo app iTunes, que chega no final de outubro com interface remodelada (vários elementos me lembraram do iPad) e alguns novos recursos simpáticos, incluindo a facilidade de ver no player quais as próximas músicas da playlist.

As linhas de iPod também foram renovadas: o novo Nano vem em 7 opções de cor, com tela maior, mais leve e fino, com captação de FM, pedômetro e outros recursos para atletas, e suporte a Bluetooth (finalmente!)

O iPod Touch, que roda iOS, ficou mais fino e leve, ganhou o mesmo display do iPhone 5 e o processador A5, que devem ajudá-lo a continuar sendo o mais popular dispositivo de jogos do planeta, entre suas outras aplicações. O suporte ao assistente pessoal Siri, AirPlay Mirroring, a nova câmera de 5MP (com suporte ao novo recurso de panorama, e finalmente um flash!) também não devem prejudicar sua adoção ツ

Sumarizando

Eu preferia que a tela do iPhone 5 continuasse a ter as dimensões anteriores, e que recursos como o reconhecimento de voz no nosso idioma, mapas detalhadíssimos e conexões LTE atingissem a nós por igual.

Mas nos demais aspectos (e eu destaco desempenho, espessura, peso, duração da bateria, câmeras, microfones, wi-fi N) o novo modelo me agradou bastante.

Bem-vindo, iPhone 5! Venha logo ao Brasil!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: