Roteadores AirPort: compartilhamento de impressoras e expansão de cobertura de redes sem fio melhoram com a nova atualização

Atualização de software da linha AirPort traz compartilhamento de impressoras sem fio WPS e possibilidade de expandir a área de cobertura também da rede sem fio secundária destinada a visitantes.

A Apple atualiza periodicamente seus softwares de suporte ao AirPort Extreme, AirPort Express e Time Capsule, mas a atualização do final da semana passada fez algo raro, em se tratando desta linha de produtos: incluiu 2 novos recursos neles, ainda que sejam extensões de recursos que já estavam presentes. Mas ambos são bem interessantes.

O primeiro deles é a possibilidade de compartilhar, por meio do roteador, uma impressora Wi-Fi que tenha suporte a WPS (e todas as impressoras sem fio domésticas ou SoHo que eu tenho visto recentemente têm este suporte).

Os roteadores sem fio AirPort já tinham suporte a compartilhar uma impressora conectada via cabo à sua porta USB, mas a chegada do suporte a WPS permite que eles intermediem também o acesso dos computadores da rede a parte considerável das impressoras sem fio do mercado, que usam o serviço WPS para configurar inicialmente sua conexão com a rede sem fio da casa.

Note que isso não tem relação direta com o AirPrint, que é o serviço de impressão sem fio usado pelo iPad e iPhone. Mas você provavelmente pode imprimir do iPad e do iPhone nas impressoras WiFi da sua casa (compartilhadas por um AirPort ou não), por meio dos truques descritos em "Como imprimir do iPad com impressora WiFi comum sem AirPrint e sem intermediário" e em "Como imprimir do iPad nas impressoras do seu Mac – ou no Dropbox".

A segunda novidade tem relação com um recurso interessante da linha AirPort: a possibilidade de configurar uma rede paralela só para visitantes, com ou sem senha, que dá acesso apenas à Internet, sem possibilidade de alcançar os outros computadores da casa, impressoras e discos compartilhados, etc.

Na nova versão do sistema, esta rede secundária agora passa a também poder ter a sua área de cobertura expandida se você tiver mais de um AirPort na sua casa, como acontece com a rede principal, da forma ilustrada no artigo "Como aumentar o alcance da sua rede sem fio com o AirPort Express".

Mas há um detalhe importante para certos usuários avançados: quem usa tunelamento IPv6 deve considerar aguardar ou verificar melhor o assunto, pois vários usuários informam que o upgrade prejudica este recurso.

Para ter acesso aos novos recursos, instale a nova versão do Utilitário AirPort (no Mac ou no iOS), bem como (pelo próprio utilitário) atualize o firmware dos seus AirPorts compatíveis.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: