Contra o DRM: Hoje é dia de comprar livros técnicos na O'Reilly com 50% de desconto

Tradicional editora de livros técnicos coloca seu catálogo de ebooks (todos sem DRM) pela metade do preço, só hoje, para ajudar a chamar a atenção para a proposta de inclusão de restrição de direitos dos usuários no HTML5. E tem vários livros sobre Mac, OS X e iOS na parada ツ

DRM é um mecanismo que privilegia a indústria de distribuição de conteúdo em detrimento aos direitos dos usuários, inclusive quanto a levar seu conteúdo ao aparelho que quiserem, adquirir ou usar no país que desejarem, emprestar aos amigos ou mesmo de continuar usando por período ilimitado.

No campo das músicas a batalha contra o DRM já está vencida desde abril de 2009, quando a força de vendas do iTunes acabou convencendo as 4 maiores gravadoras do mundo a distribuir seu conteúdo sem as restrições artificiais e formatos estranhos que vinham experimentando até então. Mas o DRM continua forte em outras mídias, como ebooks e vídeos online, e ainda há muitas batalhas a travar.

Com o W3C considerando incluir DRM para vídeos na proposta do HTML5, a O’Reilly, que acredita que as pessoas devem poder baixar seus arquivos como for melhor para elas, armazená-los em todos os seus dispositivos e compartilhá-los com seus amigos, aderiu à campanha contra o DRM de uma forma que certamente chama a atenção: com 1 dia de descontos em seus ebooks.

Tem para todas as categorias de geeks: usuários, desenvolvedores, administradores de sistemas, empreendedores, hackers de hardware e mais.

Com os livros da O’Reilly eu aprendi a maior parte do que sei sobre vários dos assuntos tecnológicos que me interessam, na época em que encomendá-los significava esperar meses pela importação. Agora que eles chegam instantaneamente em versão digital, raramente passam várias semanas consecutivas sem eu adquirir algum, e nas promoções eu aproveito para escolher leituras para várias semanas seguintes.

E a promoção de agora é das boas: todos os livros em versão digital saem pela metade do preço, bastando preencher o código DRM2013 na hora de comprar.

Algumas indicações de ebooks para você considerar:

Mas não demore: a promoção é só hoje! (via shop.oreilly.com - “Save 50% In Celebration of Day Against DRM - O’Reilly Media”)

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: