Transfira arquivos diretamente entre Mac, iPad e iPhone na mesma rede local com o Instashare

App oferece recurso similar ao AirDrop para troca direta de arquivos entre computadores, tablets e smartphones das proximidades.

Quando se trata de transferir arquivos entre dispositivos, o OS X é bem amistoso: seu recurso AirDrop facilita a conexão direta entre 2 Macs fisicamente próximos; mas o iOS não tem nada parecido - ou não tinha, até chegar o Instashare.

O app Instashare, disponível para Mac, iPad, iPhone e iPod Touch (e em breve também para Windows e Android também, diz o desenvolvedor) faz algo parecido com o AirDrop do Mac: permite enviar arquivos a outros dispositivos que estejam conectados à mesma rede WiFi (e estejam rodando o Instashare, claro).

A exigência de os aparelhos estarem conectados à mesma rede é uma diferença em relação ao AirDrop, mas a facilidade de operação (que não exige configuração prévia) é similar: ao usar o Instashare, você vê uma lista de outros aparelhos rodando Instashare acessíveis na sua rede, e pode mandar arquivos para eles, sem fazer login ou registro.


Quem recebe o arquivo precisa confirmar que aceita a transmissão, mas pode aproveitar e confirmar também que transmissões futuras da mesma origem podem ser aceitas sem nova verificação.

A separação entre ambientes de execução de apps existente no iOS limita bastante os arquivos que podem ser enviados a partir dele: só os que tenham sido recebidos por meio do próprio Instashare, ou a sua coleção de fotos. Por outro lado, o app pode receber no iOS arquivos de qualquer extensão ou tipo que você deseje enviar a partir do Mac, e aí usar o próprio Instashare para mandar abri-los nos apps do iPad ou iPhone que os suportarem.

Completando os recursos, existe a possibilidade de transmitir arquivos por meio de conexão local (inclusive Bluetooth) para os casos em que não houver uma infraestrutura WiFi disponível no momento da sua demanda.

O app é gratuito em ambas as plataformas, mas exibe anúncios durante sua execução. Quem preferir usá-lo sem receber anúncios tem a opção de adquirir a versão sem anúncios, que custa ~US$ 1.

Veja na App Store e no site do desenvolvedor: Instashare para iOS, Instashare para Mac.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: