Como criar um ícone na Dock para os paineis de Preferências que você mais usa

Alguns dos paineis de preferências (como o de som e o do monitor) dispõem de atalhos rápidos pelo teclado ou pelos menus, mas para vários dos outros parece que o OS X prefere que você veja primeiro todos os ícones antes de selecionar qual Preferência você quer alterar.

Só que – embora não seja nada óbvio – é fácil criar um atalho direto na Dock para as Preferências que você mais usa. Veja a seguir como fazer.

O primeiro passo é abrir a pasta /System/Library/PreferencePanes. Existem várias formas de fazê-lo, e eu ilustrei acima uma delas, que é ir ao Finder, pressionar Shift++G e preencher o nome da pasta no campo que irá aparecer, como na imagem acima.

O conteúdo da pasta, como você pode ver acima, são os paineis de Preferências do Sistema: Geral, Dock, Notificações, Mouse, etc. Para criar um atalho de qualquer um deles, basta arrastar o ícone para o local em que você deseja criá-lo, no lado direito da Dock, que é onde podem residir pastas e arquivos. Cuidado para não mover ou remover algum ícone!

No exemplo acima você pode ver que eu arrastei a preferência de Economia de Energia, e a partir daí passo a ter um atalho direto para ela sempre que desejar usar.

Isso conclui nossa dica de hoje mas, caso você tenha curiosidade sobre os atalhos de teclado e de menu para acesso direto a algumas das preferências, aqui vão alguns exemplos:

  • Option+teclas de volume: Preferências de som
  • Option+: Preferências do monitor
  • Menu de rede sem fio e de bluetooth: possuem atalhos para abrir diretamente as Preferências respectivas

Neste 3º caso, vale lembrar que as opções extras que aparecem se você pressionar a tecla Option antes de clicar no ícone correspondente na barra de menus, aparecerão opções extras que talvez até tornem desnecessário recorrer às Preferências ツ

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: