Finalmente: iOS 7 e OS X Mavericks terão suporte oficial a controles externos para jogos

Apple apresenta aos desenvolvedores um framework oficial de suporte a controles de jogos para as próximas versões do iOS e OS X.

Hoje não há falta de joysticks e similares para o iPhone e o iPad, mas cada um tem sua forma de programar, e relativamente poucos jogos os suportam. Isso deve mudar com o lançamento do iOS 7 e do OS X Mavericks, previsto para a próxima primavera: especificações oficiais de um framework unificado para controles de jogos já estão disponíveis – com poucos detalhes – no site da Apple para desenvolvedores, fazendo referência às duas novas versões dos sistemas operacionais.

A documentação fala em 2 perfis de controle (gamepad e extended gamepad) e inclui como exemplo 2 configurações físicas de controles: um que envolve o iPhone como se fosse uma capinha, e outro tradicional, com 4 botões normais (A, B, X, Y), 4 botões traseiros, leds indicadores, pad digital e 2 sticks analógicos, que seria bem-vindo para jogar no meu iPad ou Mac – e, com vento a favor, na Apple TV.

Eu sou desenvolvedor cadastrado e assim pude ler a documentação no link acima (e obter as imagens que ilustram este arquivo, fartamente divulgadas também em outros meios). O que mais me chamou a atenção foi o esclarecimento de que os controles precisam ser opcionais: os jogos no iOS precisam suportar também o touchscreen, e os do OS X precisam suportar o teclado e mouse, oferecendo o suporte a controle apenas como adicional para quem possuir o acessório. Gostei.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: