Tchau AFP: Apple adota SMB como protocolo default para compartilhamento de arquivos - até entre Macs

O compartilhamento de arquivos, pastas e discos nas redes Apple se baseia nos serviços do AFP (Apple Filing Protocol) desde os anos 80, quando era parte da família AppleTalk.

Os anos passaram, há muito não ouvimos falar em AppleTalk, os Macs passaram a usar um sistema operacional Unix, a Internet popularizou o TCP/IP em redes locais, e o AFP continuou lá, implementado no OS X, agora usando o TCP/IP como transporte, firme e forte como solução default.

Faz tempo que o AFP não é mais a única solução suportada, entretanto: outros protocolos de arquivos estão disponível no OS X há um bom tempo, incluindo NFS, FTP, WebDAV e SMB.

Este último, popular entre usuários de Unix (e clones, como o Linux) pela implementação em software livre denominada Samba, também tem história longa: nascido na IBM, foi adotado pela Microsoft no início dos anos 90 para uso no OS/2, depois virou solução default do Windows, também adotou o TCP/IP como transporte, e hoje certamente é a solução mais frequente (incluindo as versões SMB2 e SMB3, das edições mais recentes do Windows) para compartilhamento de arquivos em redes corporativas.

A Apple deu acesso a compartilhamentos SMB por muito tempo (a partir do OS X 10.2, para ser preciso) usando o Samba, mas mudanças de licenciamento do projeto fizeram com que ela optasse por desenvolver seu próprio suporte, na forma do SMBX, que substituiu o Samba a partir do OS X Lion.

A partir do OS X Mavericks, cujo lançamento está previsto para a primavera, haverá uma inversão de papeis: o AFP passa a ser coadjuvante, disponível apenas para a conexão com Macs mais antigos, e o SMB passa a ser a solução default para a conexão entre Macs, e também para a conexão de clientes Windows. Segundo a descrição oficial da Apple, trata-se de uma solução mais segura, com grande desempenho (fazendo uso de recursos disponíveis nas redes mais recentes) e que melhora a compatibilidade com o Windows.

Para mim é uma mudança bem-vinda: o SMB é tão difundido que foi objeto de ordem da União Europeia à Microsoft para que disponibilizasse todas as informações necessárias para sua correta implementação em projetos externos, e é o protocolo default de compartilhamento em todas as redes corporativas a que tenho acesso. Já o AFP... para mim sempre foi apenas uma curiosidade, no que diz respeito ao uso prático fora de redes puramente Apple.

Se você quiser saber mais sobre o suporte ao SMB2 (que, por uma complexidade de nomenclatura, inclui também o SMB3) no OS X Mavericks , leia a página 21 desta apresentação inicial da tecnologia interna no novo OS X.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: