Do iPad para o Word: nova versão do iA Writer faz a ponte com o .DOCX

Editar docs do Word no iPad, ou levar os arquivos editados no iPad ao Word, agora são uma tarefa simples para quem usa o iA Writer tanto no iPad quanto no Mac, graças ao novo recurso .docx ⇄ Markdown.

Editar texto no iPad formatando como estamos acostumados por décadas de processadores de textos no computador nem sempre é agradável: as rotinas de selecionar um trecho e pressionar um botão não são tão adequadas ao universo touchscreen quanto ao mundo em que há menus e mouse.

A formatação em Markdown é uma alternativa que vem sendo cada vez mais empregada nos editores de texto para iPad e iPhone, porque faz uso de símbolos comuns do teclado para indicar formatação: **este trecho** sairia em negrito, por exemplo.

Isso permite o fluxo de trabalho em que o autor escreve tanto no iOS quanto no Mac, sincronizando o documento de forma transparente por meio do Dropbox ou do iCloud e, quando termina de redigir, transforma em um documento formatado tradicional, pronto para ser compartilhado, publicado ou impresso.

O iA Writer é um dos editores que podem ser usados para esse fluxo. O iA Writer para iOS se encarrega do trabalho no iPad e iPhone, e o iA Writer para Mac se encarrega da outra ponta.

E a versão 1.9 do iA Writer trouxe uma série de novidades interessantes, a começar pela versão para iOS, que agora é em português, além de apresentar no iPad uma extensão ao teclado do iOS que permite navegar com o cursor e também inserir acentuação na forma tradicional, pressionando o acento e em seguida pressionando a letra.

Ainda na versão para iOS, se você usar formatação Markdown, pode ver como o documento ficará na versão formatada (opção Visualizar), enviá-lo como um e-mail formatado, e até copiá-lo para a clipboard escolhendo se deseja que ele fique formatado, sem formatação ou mesmo codificado em HTML.

Mas é no iA Writer para Mac que vem a novidade mais interessante para quem tem o clássico e indesejado problema de querer enviar documentos formatados para usuários de Windows: a partir da versão 1.9, ele pode gravar seus documentos Markdown em formato DOCX (do Word 2007 em diante), para satisfazer os usuários do Office. Ou seja, se você usa o iA Writer no iPad e no Mac, sincronizados via Dropbox ou iCloud, pode gravar arquivos do Word sem sair do seu editor.

O sentido inverso também funciona: você pode importar do Word (arrastando um arquivo DOCX para o iA Writer do Mac) e o documento será convertido para Markdown, permitindo que ele seja editado no Mac ou no iPad.

O iA Writer para Mac tem mais algumas características interessantes, incluindo destacar os trechos em Markdown mesmo durante a edição.

Outros recursos do iA Writer são o "Focus Mode" (opcional), que esmaece os parágrafos que você não está editando no momento, e uma interface que de modo geral privilegia a atenção ao ato de escrever, e não à ferramenta de escrita.

O iA Writer não é meu editor de texto preferido: no iOS eu prefiro o Write e o Editorial, e no Mac eu uso o BBedit e o TextWrangler – mas minhas demandas são bem específicas, e acredito que o iA Writer seja uma boa escolha para parte considerável dos usuários.

O iA Writer para iOS custa ~US$1 e funciona tanto no iPad quanto no iPhone, e o iA Writer para Mac custa ~US$ 5.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: