Resumão: Evento da Apple anunciou o iPhone 5C e o 5S. iOS 7 chega na semana que vem. Veja os detalhes.
Nada de iPads, iPods ou Macs neste evento. Mas o iPhone 5S dá um show de poder de processamento, tem uma bela câmera e identifica o usuário pelas digitais. O iPhone 5C substitui o 5, é mais barato, e tem cores bem chamativas.
O evento começou pontualmente, e a primeiro indicativo de uma não-surpresa foi que na abertura dava para ver que o CEO Tim Cook estava usando um relógio de pulso tradicional.
Uma recapitulação rápida do que foi apresentado sobre o iOS 7 no evento WWDC foi apresentada, com algumas novidades insignificantes mas interessantes, como novos ringtones e tons de alerta default. Serviços como Siri e iTunes Radio receberam destaque como sempre, mas quero saber é da chegada deles no mercado brasileiro!
A confirmação da data de disponibilidade do iOS 7 acabou com a dúvida sobre se ia ter lançamentos separados pra iPhone e iPad. O iOS 7 sai dia 18 de setembro, para ambos. Incluindo iPhone 4, iPad 2, iPad mini e iPod Touch 5ª Geração, e seus sucessores.
Segundo o CEO Tim Cook, os dispositivos iOS são bem bons pra criar conteúdo. Ele deu uma palhinha sobre os pacotes iWork e iLife, e anunciando algo que já era esperado mas é uma boa notícia: os apps deles disponíveis no iOS (Pages, Keynote, iPhoto...) passam a ser grátis, acompanhando cada dispositivo adquirido.
Os novos iPhones foram os modelos esperados: 5C e 5S. O 5C substituiu o iPhone 5, e por dentro é quase igual a ele (tem bateria maior, câmera frontal melhor e por fora é mais colorido). O iPhone 5S é o modelo novo com características adicionais, e o 4S permanecerá no mercado como a opção de menor custo.
Para o iPhone 5S, a primeira novidade é a sua CPU, o SoC A7 com inéditos 64 bits. O gráfico de desempenho apresentado no evento impressiona, tanto para CPU (que dobrou) quanto para processamento visual. Para referência, é 40x mais rápido que o iPhone original. Tudo isso foi demonstrado com um novo episódio da saga Infinity Blade. Bonito.
O iPhone 5S inclui um novo chip, o M7, coprocessador para movimentos - acelerômetro, giroscópio, etc. Bom pra apps de exercícios, que podem começar a dispensar acessórios de acompanhamento. Com ajuda da nova API Core Motion, ele permite inclusive identificar se você está parado, andando, dirigindo, etc.
A bateria do iPhone 5S dá para 10h de fala ou navegação LTE, 40h de música, ou 250h em standby.
A câmera deu uma melhorada na inteligência e funcionamento, incluindo nova lente, sensor com 15% mais área, fazendo com que os pixels equivalham a 1,5 microns. O sistema da câmera configura equilíbrio de branco, exposição e outros detalhes, e ajusta o novo flash, que tem 2 leds em cores diferentes (luz quente e luz fria) que, combinadas, tentam se ajustar à da iluminação do ambiente. Um novo modo tira uma rajada de 10 frames por segundo, e automaticamente combina as partes mais precisas de cada imagem individual, ajustando iluminação, etc. e montando uma foto com o melhor de cada um deles. Tem também um novo modo de captura de vídeo para câmera lenta, com 120FPS em HD, e panoramas de até 28MP.
O antecipado sensor de impressões digitais foi justificado: metade dos usuários não usam passcodes, e deveriam, porque a segurança de smartphones depende em grande parte dessa restrição ao acesso.
O novo sensor Touch id instalado no botão Home do iPhone 5S lê a impressão digital com precisão de 500ppi, observando as camadas internas da pele. Serve para destravar o aparelho e para apps também, incluindo o acesso à iTunes Store.. Mas os apps não têm acesso aos dados da digital em si, e elas nunca são enviadas para fora do aparelho. Podem haver múltiplas digitais cadastradas, claro.
Resumo da ópera: os novos modelos estarão à venda no balcão a partir de 20 de setembro nas lojas dos EUA e mais alguns países que não são o nosso. Mas há esperanças pra quem quer comprar aqui1: promessa de 100 países atendidos em dezembro.
Aguardemos o evento do final de outubro para ver o que mais vem por aí ツ
- A que preço, prefiro nem imaginar... ↩
Comentar
Comentários arquivados