Um plugin para mostrar as dimensões das imagens ao vê-las no QuickLook

Saber as dimensões exatas de uma imagem é útil em diversos contextos do desenvolvimento de apps, de sites e até de documentos, e o plugin qlImageSize coloca essa informação em destaque no QuickLook.

QuickLook, você sabe, é a visualização essencial do Mac. Você seleciona um arquivo no Desktop ou em uma janela do Finder, pressiona a barra de espaços e o conteúdo aparece imediatamente, sem ter de abrir um aplicativo adicional.

O QuickLook aceita plugins para modificar a forma como exibe as informações, e o plugin qlImageSize é o que se responsabiliza por destacar as dimensões (largura e altura, em pixels) ao exibir imagens.

Na imagem acima você o vê funcionando, à direita. Note que as dimensões da imagem do TriBook aparecem junto ao título e também em destaque, abaixo da imagem.

Instalar é bem simples: faz o download da versão correta no site do desenvolvedor, descompacta o zip e move o arquivo qlImageSize.qlgenerator para o diretório /Users/augusto/Library/Quicklook (trocando o meu login pelo seu, claro).

Se não funcionar imediatamente, você precisará usar o seu Terminal para dar o comando qlmanage -r, que reinicia o QuickLook, fazendo-o procurar por novos plugins.

Ele tem um serviço adicional: os ícones de imagens criados no Desktop a partir da sua instalação passam a exibir o tipo da imagem, como você vê no exemplo à direita. Dica extra: nas Opções de Visualização do próprio desktop você pode selecionar a opção "Mostrar informações do item", e ele exibirá as dimensões das imagens no rodapé do ícone, também como no exemplo.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: