Os dados demonstram: O videogame do futuro já está no seu bolso e em breve dominará a sala de estar

Os iPhones atuais já têm processamento da mesma categoria que a próxima geração de XBox e Playstation, muito mais jogos que eles – e que custam menos – e terão no Apple TV o aliado que falta para levar jogos à tela grande.

Kyle Richter é desenvolvedor de jogos e, ao longo das últimas versões do iOS e do sistema do Apple TV, vem efetuando medições que comprovam que a Apple está reduzindo cada vez mais a latência do AirPlay – o recurso que permite que a tela dos jogos do iPhone e do iPad seja exibida na TV, e cujo lag (latência) pouco atrapalha a exibição de vídeos e de músicas, mas – em versões de poucos meses atrás – já foi suficiente para arruinar a experiência de jogos interativos.

Não é mais o caso, e o próprio Kyle providenciou um vídeo que mostra ele jogando Infinity Blade II, Jetpack Joyride, Fieldrunners 2 e Hungry Shark: Evolution com o vídeo em um Apple TV, via AirPlay:

Claro que em um vídeo mostrando só a tela não dá para medir a latência (lag) dos controles, mas estou disposto a aceitar a avaliação dele de que estava suficientemente baixa. E, se continuar assim, vai se aproximar cada vez mais dos imperceptíveis 3 milissegundos que seriam o limite prático numa rede sem fio típica.

O argumento do Kyle é simples: as medições mostram que a cada versão do software do Apple TV o lag do AirPlay está menor, esse lag não atrapalha ao exibir vídeos e músicas, logo... a Apple está trabalhando ativamente para transformar o Apple TV em um capaz acessório para jogos executados no iPhone e no iPad.

O outro lado da equação nós já conhecemos: os controles de jogos acopláveis ao iPhone com suporte oficial no iOS anunciado desde o último WWDC, em junho.

Com um controle físico no qual possamos jogar sem ficar olhando para a telinha do iPhone, e um mecanismo de transmissão do vídeo sem lag para a TV, temos elementos suficientes para um videogame envolvente e que já esta nas mãos de milhões de usuários (já foram vendidos 700 milhões de dispositivos iOS).

A qualidade e profundidade dos melhores jogos para os consoles tradicionais ainda continua a ser superior, mas desenvolver uma próxima geração de jogos para iOS que tire proveito da nova CPU de 64 bits, dos novos sensores de movimento, da conectividade, do potencial de interação com o próprio aparelho e com a enorme quantidade de outros usuários parece bastante viável.

Recursos simples como iniciar uma partida na TV de casa e dar continuidade a ela na tela do próprio iPhone enquanto aguarda em uma sala de espera, ou jogar coletivamente na casa dos amigos com os personagens e recursos que você desenvolveu jogando sozinho em casa1, usando para isso um aparelho que já estaria naturalmente no seu bolso podem dar um impulso adicional.

A conclusão a que o Kyle chega não necessariamente precisa ser a sua (ou a minha...), mas os fatos que ele levanta são interessantes, assim como é interessante a ideia de parar tudo e ir jogar Jetpack Joyride meia horinha ali na TV da sala. Com licença.

Enquanto eu jogo, leia o artigo do Kyle: “Apple’s Game Console will Change the Living Room.”

 
  1.  E hoje já há alguns jogos que implementam isso, ainda que sem a ajuda de uma API facilitadora que pode estar em testes em algum laboratório secreto na California...

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: