Top apps 2013 para usuários avançados de Mac e desenvolvedores

Justin Williams, que é desenvolvedor de uma série de apps, incluindo o editor de texto Elements para iPad (já mencionado por aqui), publica anualmente uma lista do que considera as ferramentas essenciais para os usuários avançados e desenvolvedores no ambiente Mac OS X.

O BR-Mac está ficando adulto, afinal já é a terceira vez que publico por aqui uma chamada para a lista anual do Williams, sempre acompanhada do comentário de que eu reconheço nela vários itens que eu incluiria na minha própria lista, se fizesse uma.

Embora eu não seja desenvolvedor como ocupação principal, nossas configurações básicas são parecidas: um iMac de 27 polegadas com alguns anos de idade (o dele é um pouco mais velho que o meu) e um MacBook, embora o dele seja maior: 15 polegadas.

Assim como eu, ele recorre ao Dropbox como principal meio de manter sincronizados os seus Macs, mas ele vai além do que eu faço: chegou a transformar as pastas de documentos, downloads e outras da organização básica do diretório de usuário do OS X em links para o Dropbox, para mantê-las sincronizadas.

Os 5 softwares essenciais para ele são o Dash (consulta a documentações de desenvolvimento), Dropbox, OmniFocus, SublimeText 3 e xScope. Eu também uso o Dash e o Dropbox, mas no lugar do OmniFocus coloco o Things para gerenciar minhas pendências e tarefas, e ao invés do SublimeText sou um usuário satisfeitíssimo do editor de textos BBEdit.

Ele publicou uma lista de 21 apps "de usuário final" que fazem parte do seu dia-a-dia, incluindo alguns tesouros. Destaco:

  • Backblaze: para backups offsite (pela internet), complementando o backup local do Time Machine. Eu também uso.
  • Launchbar: para "chamar" aplicativos e automatizar workflows. Eu uso o Alfred para a mesma finalidade, mas vejo no Launchbar potencial de um dia substitui-lo.
  • Marked 2: cada vez mais próximo de ser indispensável para quem escreve usando MarkDown.
  • RCDefaultApp: uma interface unificada, consistente e fácil de usar para definir qual app abre cada extensão de arquivo, tipo de arquivo, formato da web e mais. Eu também uso.
  • e mais: GIFBrewery, The Unarchiver, CloudApp, Cloak e vários outros nomes interessantes.

Como ele é um desenvolvedor de apps, há também uma lista (ainda maior) de softwares que ele usa para essa atividade. Destaco:

  • Base: a opção preferida dele para manipular interativamente bases de dados do SQLite.
  • Deploymate: para facilitar a vida de quem quer manter compatibilidade de seu app com o iOS 5 ou o iOS 6.
  • Go2Shell: um botão no Finder para abrir no Terminal a pasta corrente.
  • Slender e ImageOptim: duas abordagens diferentes para reduzir o tamanho de pacotes de software antes de publicá-los.
  • E mais: IconSlate, Dev Color Picker, Appfigures, Committed e vários outros nomes interessantes.

O artigo ainda fecha com uma lista de 6 apps para produção de áudio e gravação de podcasts.

Leitura recomendadíssima: My Ultimate Developer and Power Users Tool List for OS X (2013 Edition) — carpeaqua by Justin Williams.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: