Patente da Apple revela uma dock inteligente que transformará a Siri numa assistente doméstica

Além de carregar o iPhone e amplificar as músicas dele, a dock inteligente permitiria falar com o assistente pessoal Siri mesmo estando longe ou com as mãos ocupadas.

Nem sempre uma patente registrada conduz a um produto que chega a ser colocado à venda, mas a patente de 2012 da Apple publicada na terça-feira pelo registro de patentes dos EUA descreve um produto que eu gostaria de ter, e que me parece bem mais prático do que uma "TV da Apple".

A patente foi registrada em maio de 2012 e descreve, nos termos ao mesmo tempo detalhados e complicados comuns nesse tipo de documento, uma dock doméstica inteligente feita para permitir usar o assistente pessoal Siri, mesmo sem contato físico com o aparelho ou com a dock, ou seja, simplesmente falando no ambiente.

Falando com o assistente digital como se ele estivesse no mesmo ambiente que você

A definição prevê que o usuário dará um comando via áudio – por exemplo, estalar os dedos, ou dizer uma palavra específica – para colocar a dock no modo de recepção de comandos, e a partir daí o usuário poderá mandar uma mensagem, agendar um compromisso, consultar a web, mandar tocar uma música ou fazer tudo o que der de fazer via Siri (nos idiomas suportados...), mesmo que esteja lavando louça ou lendo um livro, sem tirar os olhos ou as mãos da sua atividade – mais ou menos como já dá para interagir com o Chrome ou o XBox, mas com os recursos do Siri.

O mais interessante é que a patente prevê que o iPhone não precisa nem estar fisicamente conectado à dock para que isso funcione: basta que os 2 estejam mutuamente acessíveis via conexão sem fio. Ela também prevê alguns recursos adicionais, incluindo carregamento indutivo, para que você simplesmente possa largar o iPhone em cima da Dock e ele ser carregado, sem precisar conectá-lo.

A patente também prevê que a dock possa ter tela própria, além dos óbvios microfone e caixas de som. E ela pode também ser conectada a dispositivos adicionais que aparentemente a transformariam em um cruzamento entre media center e central de automação doméstica, incluindo sensores, HD externo e mais.

Para reduzir as implicações referentes à privacidade, o usuário também pode dar um comando verbal para desligar a função da Siri, ou definir um horário ou período de tempo para que ela seja desligada automaticamente.

Volto a lembrar: patentes nem sempre conduzem a produtos. Mas essa patente, que para mim lembra bastante um cruzamento entre os assistentes veiculares baseados no iOS e muito do que se espera da mítica TV da Apple, me parece ter um potencial bastante interessante de virar um produto que eu desejaria ter. Vamos acompanhar.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: