Como escolher o melhor canal WiFi para reduzir interferências e aumentar o desempenho da conexão

Um utilitário que vem instalado no seu sistema analisa o tráfego e faz uma lista dos melhores canais para você configurar no roteador sem fio e usar o WiFi com menos interferências e mais desempenho.

O truque é feito pelo utilitário Diagnóstico da Rede sem Fio, que faz parte do OS X Mavericks e que você pode acessar de várias maneiras. Minha preferida é clicar na lupa no canto superior direito da tela, e aí digitar as primeiras letras do nome do utilitário.

Você pode preferir o caminho alternativo, que é manter pressionada a tecla Option e clicar no ícone da rede sem fio na barra de menu do Mac, próximo ao relógio – a tecla Option pressionada no momento do click faz aparecer a opção “Abrir Diagnóstico da Rede Sem Fio...” no final do menu, como mostro na imagem acima.

Independente do caminho escolhido, logo vai se abrir a janela do Diagnóstico da Rede sem Fio, a qual você deve ignorar. Isso mesmo: tire-a do caminho ou minimize-a, se desejar, porque nós não a usaremos.

Ao invés de dar atenção à janela, clique na opção “Janela” do menu do utilitário, e nela selecione a opção “Utilitários”, como vemos na imagem acima. Na janela Utilitários que surgirá, clique na opção “Buscar Wi-Fi”, no alto, e no botão “Buscar Agora”.

Após alguns segundos, vai aparecer na mesma janela uma lista das redes sem fio encontradas pelo Mac, incluindo a sua. E o mais interessante é que no canto de baixo, à direita, estará uma lista dos melhores canais nas faixas de 2,4GHz e de 5GHz.

Anote os canais, e use-os para reconfigurar o roteador sem fio da sua casa no canal mais livre e sem ruído disponível. Por razões óbvias, recomendo fazer o teste em um horário em que o uso seja intenso, com fontes de interferência (incluindo os vizinhos usando as redes sem fio deles) bem ativas.

Configurar os canais (ou o canal, no caso dos aparelhos que só possuem a faixa de 2,4GHz) no roteador é algo que você faz seguindo as instruções disponibilizadas pelo fabricante, procure o manual ou explore, com cautela e apoio de alguém experiente, a ferramenta de configuração que foi usada para definir o nome e a senha da sua rede sem fio.

Apenas para exemplificar, no caso dos roteadores sem fio AirPort, da Apple, a seleção de canal é feita no Utilitário AirPort, na tela de edição das configurações do roteador, aba “Sem Fio”, clicando no botão “Opções de Conexão Sem Fio”, que exibe o diálogo acima. Não esqueça de depois pressionar os botões “Salvar” e “Atualizar”.

Não é necessário reconfigurar nada nos computadores, tablets e outros aparelhos que se conectam à sua rede: na próxima reconexão eles descobrem sozinhos que o canal mudou, e passam a usá-lo automaticamente, aproveitando o melhor desempenho.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: