John Siracusa avalia (de A a F) o ano de 2013 da Apple, item por item

Mr. Siracusa dividiu em 9 "matérias" a atuação da Apple em 2013, e deu notas escolares a cada uma delas. A avaliação final foi positiva, mas o maior interesse é identificar onde estiveram as notas altas e em qual matéria a empresa foi reprovada.

John Siracusa conquistou o direito de ser ouvido quando o assunto é Apple: entre outros méritos, anualmente ele é o autor do completíssimo review publicado pelo Ars Technica de cada nova versão do OS X – se você ainda não viu, leia as 24 páginas do review do Mavericks, expondo, detalhando e comparando (com o histórico e com outras alternativas) cada recurso e minúcia do sistema.

De sua reconhecida posição de observador atento e bem informado do que diz respeito à Apple, no começo do ano passado Siracusa publicou suas expectativas sobre o que a Apple poderia fazer em 2013.

Um avaliador severo, mas justo.

Agora que o ano acabou, ele complementou com uma avaliação objetiva sobre cada um dos âmbitos de atuação nos quais ele tinha expectativas.

A nota máxima (A) só apareceu no boletim ao avaliar a forma como a empresa deu novas perspectivas positivas aos fãs do Mac Pro, mas houve 2 “A-”: lançar as novas versões do OS X e do iOS, e manter o iPad na trilha. A razão de não ter sido um A completo ele explica no texto.

O conceito B não é ruim, e ele deu B+ para a diversificação da linha do iPhone (que ele havia previsto no início do ano), e B- para os novos Macs com tela Retina e para a "ressurreição" do iWork e iLife.

Tivemos algumas notas baixas, mas que permitem a aprovação: a evolução do iCloud tirou um "C", e o funcionamento do Messages tirou um D.

Mas o boletim inclui uma nota "F": na matéria "Fazer algo sobre a TV" a Apple, que não foi muito além de incluir alguns canais novos e uma configuração simplificada no Apple TV de 2012, rodou em 2013. Torço para que em 2014 ela se recupere, lançando alguma coisa que integre Siri, integrar jogos de outros dispositivos iOS, usos criativos de Bluetooth LE, automação doméstica e mais 😃

Com notas de aprovação em 8 das 9 matérias, Siracusa acredita que em 2013 a Apple mandou bem. Eu também, mas confesso que esperava mais em termos de produtos surpreendentes.

Esperarei ainda mais de 2014, que oficialmente será o ano de surgimento de "uma nova categoria de produtos", e no qual extra-oficialmente eu torço para que os planos de convergência não atropelem muito as minhas preferências de uso.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: