Uma coleção de ferramentas avançadas, úteis e gratuitas para usar no Terminal

Fã do Terminal disponibiliza um guia ilustrado de aplicativos e utilitários que você pode usar para tirar ainda mais proveito do seu sistema.

O OS X é, certificadamente, um sistema operacional UNIX1, e por isso – entre outras características – tem possibilidade de rodar uma série de ferramentas feitas para o UNIX ou para seus clones.

Quem está acostumado a usar o Terminal sabe que naquele ambiente textual é possível realizar algumas tarefas com um grau de controle sobre o resultado que frequentemente não está disponível nas ferramentas do modo gráfico – e às vezes a própria funcionalidade oferecida no Terminal não está incluída nas ferramentas gráficas que o usuário tem à sua disposição.

O arquiteto de software Kristof Kovacs publicou uma coleção de ferramentas para uso no Terminal que ilustra muito bem essas características. São ~30 aplicativos (alguns clássicos, outros obscuros) como os da amostra acima, para auxiliar o desenvolvimento de software, utilitários de configuração e gerenciamento de rede, utilitários para ampliar os recursos do próprio Terminal, e até aplicativos "tradicionais" como controle de tarefas/pendências, gerenciamento e transferência de arquivos, controle de despesas e mais.

Algumas das ferramentas já vieram instaladas no seu Mac. Quanto às demais, a maior parte delas é open source e pode ser compilada por você mesmo, ou – talvez preferencialmente – instalada a partir de um dos vários bons gerenciadores de pacotes para o Mac.

 
  1.  E não um clone, como outros sistemas operacionais atuais que herdam por outras vias a mesma tradição e as mesmas interfaces.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: