Funcionou: trava do iOS 7 fez ladrões perceberem que não vale tanto a pena roubar iPhones

Medida de segurança ativada por padrão a partir do iOS 7 causou considerável redução no roubo e furto de iPhones.

Há um ano, em meados de 2013, o roubo e furto de iPhones estavam em crescimento tão grande, que a procuradoria geral de NY – onde já havia uma delegacia especializada em roubos desse tipo de aparelho móvel – foi uma das autoridades que pediram à Apple que fizesse algo a respeito.

Meses depois saiu o iOS 7, que trouxe uma medida prática a respeito: a trava de ativação que ficou conhecida como Kill Switch.

Grandes cidades relataram quedas de 19% a 38% no roubo de iPhones após a inclusão da trava de ativação no iOS 7.

Na prática, o que a trava de ativação – que vem ativada desde a instalação – faz é impedir que quem “acha” um iPhone desaparecido possa desativar o recurso de localização, finalizar a sessão do iCloud e apagar/reativar o dispositivo, a não ser que saiba a senha do Apple ID do proprietário. Não é uma técnica perfeita: com algumas manobras avançadas e a infraestrutura adequada, é possível enganá-la.

Mas é eficaz: comparando dados de antes e depois do lançamento do iOS 7, a polícia de Londres informou que os roubos de produtos da Apple caíram 24%, a de San Francisco informa a queda de 38% – e a de NY informa a queda de 19% nos roubos e 29% nos furtos.

Diminuir a oportunidade ou o valor de revenda de um bem é uma forma segura de reduzir o incentivo a roubá-lo e, especialmente, a furtá-lo.

Com a divulgação dos percentuais acima, o Google e a Microsoft já anunciaram a adoção de medidas similares nos seus sistemas operacionais móveis. Para o Windows, já há até uma data prevista: julho do ano que vem.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: