Um geeklet para mostrar a previsão de tempo do Climatempo diretamente no Desktop do Mac

Previsão do tempo local, em português, sempre atualizada sem ocupar espaço: meu script usa o utilitário gratuito Geektool para posicioná-la diretamente no Desktop.

O Geektool1 é uma ferramenta para exibir o resultado de comandos ou scripts diretamente no Desktop, como se fosse impresso no papel de parede, sem janelas ou outras decorações.

Ele tem alguns usos bem práticos (acompanhar logs, monitorar sistemas, etc.), mas alguns usuários também o empregam para decorar o ambiente de trabalho, com resultados que variam entre o efeito "penteadeira de palhaço" e a elegância:

Eu o uso discretamente para manter visíveis, em cantinhos desocupados do monitor, algumas informações que me interessam. Entre elas estão as condições do tempo e a previsão do dia seguinte, que você vê em detalhe na imagem que abre este artigo, e na minha tela aparecem assim:

Tendo o Geektool instalado no seu computador, basta fazer o download do meu geeklet do Climatempo, dar um duplo clique no ícone dele, e ele vai se instalar.

Um detalhe importante: o meu script que vem incluído neste geeklet exibe a previsão do tempo de Florianópolis. Descubra a URL da previsão do tempo da sua cidade, no site do Climatempo, e cole-a na primeira linha do script, substituindo a URL que já estiver lá (para editar, clique nas reticências ao lado do campo "Command", nas propriedades – elas podem ser difíceis de enxergar, mas estão lá).

Outro detalhe importante: meu script obtém os dados "raspando" as informações da página do Climatempo, e não por meio de uma API pública. Hoje ele funciona mas, assim que os autores do site reformularem seu visual ou estrutura, o meu script deixará de funcionar, e você precisará alterá-lo.

 
  1.  Uma alternativa ao Geektool, com uma série de funcionalidades adicionais interessantes, é o Nerdtool.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: