Teclado externo no iPad: como usá-lo para abrir e alternar entre apps
O uso normal do teclado externo no iPad é bastante limitado, mas existe uma configuração especial que permite usá-lo para substituir os toques na tela para várias funções adicionais.
As funções adicionais do teclado externo no iPad incluem alternar entre apps, selecionar itens, navegar entre itens e entre telas, e até pressionar o botão Home.
Para ativá-las, estando com o teclado conectado ao iPad, você precisa ativar uma opção de acessibilidade: [após ler o alerta ao final deste artigo, ] vá no app Ajustes, clique em Geral | Acessibilidade e ative o VoiceOver (importante: leia as observações ao final deste texto para saber detalhes sobre o VoiceOver, evitando assim ficar preso a ele por não saber sair).
O funcionamento básico deste recurso (que vocaliza os textos da tela) vai incomodá-lo, mas você já pode usar o próprio teclado para silenciá-lo, pressionando Control+Option+S.
A partir daí, você pode passar a usar Command+Tab e Shift+Command+Tab para alternar entre os apps abertos.
Também tem os comandos de navegação pelo ambiente do iPad, incluindo:
- ➡ – próximo item
- ⬅ – item anterior
- ⬆+⬇ – tocar no item selecionado
- Option+ ⬇ ou ⬆ – rolar verticalmente
- Option + ⬅ ou ➡ – rolar lateralmente
- Esc – Botão retornar
- Control+Option+H – botão Home
- Control+Option+H+H – Mostra a barra multitarefa
- Control+Option+i – seletor de items
- Control+Option+S – ativa e desativa a fala do modo VoiceOver
Uma observação: embora eventualmente eu use um teclado para iPad, acredito que o uso do tablet é muito mais prático quando se domina os truques do teclado virtual na tela e aí se usa o sistema sem precisar de penduricalhos, e é assim que eu prefiro usá-lo!
Entendendo o VoiceOver
Atenção: enquanto ativo, além de permitir a comodidade dos comandos via teclado, o modo VoiceOver altera profundamente a interação com o touchscreen, para torná-la mais acessível a pessoas com baixa visão.
Para interagir SEM o teclado, tudo fica mais lento, é necessário dar um toque em cada elemento da tela (botão, menu, etc.) para torná-lo ativo antes de usá-lo, usar 3 dedos para rolar a tela (e a parte da tela que rola é a que estiver com um componente selecionado), e dar um toque duplo (após selecionar) para acionar o componente selecionado – por exemplo, quando estiver ativando/desativando um seletor, pressionando um botão ou escolhendo algo em um menu. Isso vale até para o diálogo que pede que você confirme que deseja mesmo ficar no modo VoiceOver!
Cuidado para não ficar preso neste modo, portanto! Antes de aventurar-se nele, leia a documentação e, preferencialmente, ANTES DE ATIVAR PELA PRIMEIRA VEZ, use a opção Clique Triplo (em Ajustes/Geral/Acessibilidade) para definir que 3 cliques no botão Home servirão para ativar e desativar o VoiceOver.
Leia também: Teclado para iPad com produtividade: Origami Workstation.
Comentar
Comentários arquivados