Vai instalar um SSD no Mac? Os melhores duram bastante, saiba escolher a marca certa

Após 9 meses de torturante teste de uso contínuo, um laboratório demonstrou a durabilidade de uma amostra do mercado de SSDs – enquanto isso, o próprio mercado demonstra quais as marcas que merecem o seu investimento.

Há 2 meses eu troquei o HD do meu MacBook Pro por um SSD e fiquei satisfeitíssimo: o desempenho do armazenamento aumentou 300%. Desde então troquei o do iMac também, e agora só trabalho com armazenamento solid state ;-)

Como prever a durabilidade de um SSD?

Um aspecto me despertava a curiosidade, e até certa preocupação: a durabilidade dos SSDs. Enquanto um HD mecânico tradicional frequentemente encontra o seu final de vida dando vários sintomas, como ruídos e erros cada vez mais frequentes, com os SSDs eu não tenho experiência prévia e não sabia o que esperar.

Mas, graças aos testes feitos pelo Tech Report, fiquei bem mais tranquilo.

Eles pegaram SSDs da Corsair, Intel, Kingston e Samsung, todos na faixa dos 250GB de capacidade e voltados ao consumidor final, e colocaram eles para funcionar em um regime de tortura, com uso contínuo.

O teste durou meses (começou em agosto do ano passado...), e todos os drives ultrapassaram o limite de falhas divulgados pelos fabricantes – todos passaram de pelo menos 700TB (700.000.000.000.000 bytes, na escala decimal adotada) de escrita antes de falhar. Como eram drives de 250GB, calcule quantas vezes eles foram completamente escritos e reescritos até chegar a esse número...

Ultrapassando a barreira dos petabytes

Além disso, 3 dos drives testados (Corsair Neutron GTX, Samsung 840 Pro e Kingston HyperX 3K) ultrapassaram a barreira de 1 PB (petabyte - equivalente a 1.000.000.000.000.000 bytes na escala decimal utilizada) de escrita.

Além dessas informações interessantes para orientar escolhas de compra, os testes também indicaram o que cada drive apresentou como indicativo de que estava prestes a falhar, resolvendo a minha dúvida inicial.

SSD não é tudo igual: é preciso conhecer as marcas

Além do aspecto da durabilidade, é necessário considerar mais algumas informações sobre os diversos fornecedores de SSD do mercado atual.

No começo do mês, o site StorageReview publicou uma síntese sobre as marcas de SSD que oferecem algum diferencial: Samsung, Crucial/Micron, OCZ (Toshiba), SanDisk, Intel e (em breve) Seagate.

Segundo a análise, só essas marcas valem o investimento, porque produzem ou têm acesso a algum recurso superior aos dos outros: a SanDisk tem tanta confiança nos seus SSDs que começou a oferecer 10 anos de garantia em alguns deles, a Samsung, a OCZ e a Micron dominam recursos que permitem oferecer os menores preços por GB e manter bom desempenho nos produtos, e os processos da Intel são garantia de qualidade.

E os outros? São a segunda categoria, cada vez mais espremida para baixo. Alguns copiam (mal e com atraso) o projeto dos líderes, outros incluem controladores de baixa qualidade em seus SSDs para conseguir reduzir o preço, etc. A lista de marcas mencionada nessas categorias de indesejáveis inclui: ADATA, Kingston, Corsair, Mushkin, PNY, WD, HSGT, e Plextor.

Truques sujos apontados nas práticas da Kingston e PNY

Notou que a Kingston figura tanto na lista dos drives que aguentaram até o limite de 1PB quanto na das marcas de segunda linha?

Essa aparente contradição pode ter uma explicação simples: a Kingston e a PNY estão sendo acusadas de um truque sujo: lançar os primeiros produtos de cada modelo de SSD com componentes de qualidade superior, aguardar os testes e reviews independentes atestando a sua qualidade e desempenho, e aí mudar profundamente a lista de componentes e processos de fabricação sem mudar a identificação do modelo, para reduzir seus custos e aproveitar a boa reputação das fornadas iniciais.

Isso não significa que todos os produtos dessas marcas são ruins, ou que alguma ilegalidade foi cometida, mas as decisões do consumidor tendem a ficar mehores quando ele conhece as práticas dos fornecedores.

Com esse conjunto de informações, vai ficar mais fácil escolher meus próximos SSDs!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: