Coachella, a cidade que comprou 20.000 iPads para seus alunos e professores e comemora o resultado

“Se você não está indo nesta direção, você está atrasado”, diz o diretor distrital responsável por colocar iPads nas mãos de todos os estudantes e professores de Coachella.

Coachella, cidada da Califórnia que é lar de um festival anual de música cujos vídeos muitos de vocês já devem ter assistido em seus iPads, tem um distrito escolar progressista, que já em 2012 aprovou um plano de – ao custo de US$ 20 milhões – adquirir um iPad para cada estudante e professor da cidade, e oferecer banda larga municipal via pontos de acesso WiFi localizados nas escolas.

A experiência foi bem-sucedida: 20.000 iPads foram adquiridos e distribuídos a todos os alunos e professores (para muitas famílias, foi a primeira experiência com dispositivos de acesso móvel pessoal à Internet), e os pontos de acesso WiFi (cobrindo quase toda a cidade) estão instalados e funcionando.

Funcionou tão bem que a Apple leva para visitas a Coachella os educadores interessados em implantar o iPad em suas escolas.

Os 2 bichos-papões da implantação de tecnologia móvel pouco apareceram por lá: após 1 ano da implantação dos 20.000 iPads, só há registro de "7 ou 8" casos de furto ou desaparecimento de iPads, e só cerca de 10 estudantes precisaram responder por acesso a conteúdos não autorizados.

Por outro lado, os benefícios colaterais apareceram: os pais, que precisavam interagir com o iPad em atividades como a consulta ao boletim ou eventual troca de mensagens com os professores, passaram a usá-los também para seus próprios interesses, multiplicando a utilidade dessas ferramentas adquiridas por interesse público.


O sucesso foi tanto, que a conexão à Internet do distrito passou a estar sobrecarregada e, para evitar prejudicar as escolas dos outros distritos da região, a administração regional impôs limites de uso, e está trabalhando para multiplicar por 10 a capacidade do link de Coachella.

Na sala de aula os iPads já produziram efeito, permitindo expandir o antigo currículo baseado na memorização de fatos e incluir nele atividades mais criativas e variadas. A Universidade da Califórnia já foi convidada a apoiar a medição da variação de desempenho escolar.

O gestor do distrito escolar e responsável pela implantação da ideia dá seu recado aos demais administradores de escolas: se você não está indo nesta direção, você está atrasado.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: