Pedido de Natal: o que eu quero para a próxima versão do OS X

Querida Apple:

como presente de Natal, eu gostaria de fazer um pedido que você pode entregar em 2013, no lançamento da próxima versão do OS X (e se você não chamá-la de Lynx, melhor!).

É bem simples, e segue na linha do que você já vem fazendo nas versões anteriores, mas acrescenta alguns pontos que ficariam muito bem no meu Mac se já viessem como default.

Vamos começar pelo papel de embrulho. Para a próxima versão, que tal largar de vez os visuais de imitação de couro e papel ('skeuomorphic design') que os apps do sistema trouxeram a partir do Lion, e devolver um pouco das cores da interface do iTunes e do Finder?

Já que estamos falando na tela, por favor dê um jeito nos aplicativos que rodam em tela cheia para que as pessoas que usam mais de um monitor não fiquem mais com o segundo monitor inutilizado ao rodá-los. Eu sei que você já prometeu isso, mas não custa lembrar.

Já te disse isso outras vezes, mas continuo achando que ficaria mais feliz se o iTunes deixasse de ser monobloco, e separasse as funções de App Store, de comunicação com os dispositivos iOS e de media player. Preservando a integração com o AppleScript, por favor.

Por falar em media player, um sucessor para o Front Row que você removeu no lançamento do Lion seria legal. Integrado ao AirPlay, e com suporte a mais formatos de vídeo por default, ok? Se quiser, te dou em troca o LaunchPad.

Já que estamos falando em devoluções, por favor traga de volta o "Salvar como", bem como ele funcionava antes do Lion. Pode continuar na migração parea um mundo pós-filesystems, voltado ao iCloud, etc., etc., mas enquanto este dia não chegar, me deixe gravar os arquivos da forma usual como sempre foi (e não desse jeito estranho do Mountain Lion, que não necessariamente preserva o estado do arquivo anterior ao salvar o novo). Te ofereço a Dashboard em troca, que tal?

Outro presentão seria se você desse uma olhada nos motivos que levam usuários a procurar utilitários como o Path Finder e o TotalFinder, e oferecer no Finder alguns dos recursos. Posso dar algumas pistas: abas, painel duplo, assistência (local intermediário) para mover arquivos entre pastas sem ter ambas visíveis ao mesmo tempo.

Para completar, um grande presente seria se você notasse que no lançamento das duas versões do OS X que foram oferecidas diretamente na Mac App Store, a Internet ficou lotada de tutoriais de "jeitinhos" para criar um pen drive de instalação do OS X. Nós realmente queremos este recurso, e a partição de recuperação (que é em si uma boa idéia, obrigado!) nem sempre é suficiente. Que tal fazer com que isso deixe de ser um "jeitinho" e passe a ser uma opção do sistema?

Agradeço antecipadamente.

Cordialmente,
Augusto

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: