Mac mini “2013”: iMore e AppStorm se unem ao BR-Mac na expectativa

Não sabemos se o Mac mini com CPU Haswell será lançado ainda em 2013, no começo de 2014 ou nunca, mas a expectativa por ele é grande.

No evento de outubro que anunciou os novos MacBooks Pro com CPU Intel Haswell, que aumenta o desempenho e a capacidade gráfica ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia, o que eu queria mesmo era ver um novo Mac mini com a mesma arquitetura, mas terminei frustrado.

Agora que já não aconteceu, ainda me agarro a alguma esperança: não seria inédito uma atualização de produto como o mini, que não é exatamente um superastro entre as linhas da Apple, ser anunciado fora de algum evento, com uma simples nota enviada à imprensa e ao público.

Por outro lado, eu comentei no Twitter ainda no mês passado:

O mini foi o meu primeiro Mac, e aquele valente modelo inicial (de 2007) continua em uso, na cozinha de outra pessoa da família. O Mac mini é tão durável que mantém seu valor de revenda por anos, porque pode ser usado de muitas formas, inclusive como servidor – além de ser frequentemente o primeiro Mac de quem está migrande d outro sistema operacional e quer pagar menos e reaproveitar o teclado, mouse e monitor – ou mesmo conectado à TV.

Eu já tive 3 minis, e penso em comprar um próximo modelo, com processador Haswell e armazenamento Flash, para conectá-lo à tela do meu iMac usando o cabo Thunderbolt, multiplicando assim o desempenho do meu desktop.

Eu até já instalei uma prateleirinha BackPack no meu iMac, que está só esperando para eu prender a ela esse futuro mini que há de chegar 😃

O grande problema é que a Apple está demorando para lançar esse próximo modelo. Além de apresentar um histórico da linha e expor qual seria o interesse de um mini com arquitetura Haswell, o bem informado Peter Cohen, editor do iMore, também está esperando por um Mac mini 2013 – e acha que vai valer a espera, ainda que não chegue até o final deste ano.

o Mac Appstorm vai mais longe e prevê um novo modelo com características bem diferentes das atuais. Extrapolando a partir de uma declaração de Phil Schiller no evento da Apple em outubro, o artigo conclui que a ênfase no armazenamento flash permite não haver mais suporte a disco rígido interno nos minis, o que permitiria torná-lo ainda menor – possivelmente adotando as dimensões similares ao do AirPort Extreme atual, mas com um conjunto de conectores maior.

Quem sabe? Eu, certamente, não. A cada dia se reduz minha expectativa de um lançamento ainda em 2013, mas já faz mais de um ano que saiu o modelo anteriore, e espero que o próximo não demore 😃

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: