OpenEmu: emulador para Mac suporta jogos de 12 videogames, funciona com o controle do seu PS3 ou XBox
O OpenEmu é um presentão de final de ano para os retrogamers que gostam de voltar a apreciar as emoções e a diversão dos jogos de décadas passadas, em consoles como NeoGeo, Game Boy, Nintendo e Super Nintendo, Master System e mais.
O final de 2013 trouxe um presente para os usuários de Mac que gostam de jogos retrô: a primeira versão "pronta" do OpenEmu, um emulador de videogames clássicos, que funcione bem em suas configurações default, simplesmente arrastando para a coleção dele os arquivos das ROMs dos seus jogos, e que já chegou com suporte para NeoGeo, NES, Super Nintendo (SNES), Nintendo DS, Game Boy Advance, Game Boy Color, Sega 32x, Sega Game Gear, Sega Genesis, Sega Master System, TurboGrafx 16 e VirtualBoy.
Ele está em desenvolvimento há anos, é open source, gratuito, e reúne em uma única interface consistente e nativa do OS X vários engines open source de emulação das plataformas mencionadas, juntamente com o suporte (e instruções) para comodidades como usar um joystick ou gamepad externo (USB) comum.
Mais do que isso: o site do OpenEmu também explica como ativar para uso no Mac algum controle que você tenha sobrando em casa, do XBox 360, PS3, PS4, Wii e outros. Algumas das instruções de ativação dos controles são quase esotéricas, mas temos que creditar isso aos desenvolvedores do hardware (que certamente não o fizeram para você usá-lo sem ser no seu videogame original), e não ao pessoal da emulação.
Embora não seja nada difícil encontrar na Internet pacotes de ROMs dos seus jogos clássicos favoritos para download, em geral a legalidade deles é duvidoso, no mínimo. Mas se você quiser testar o emulador sem se expor a dúvidas jurídicas, o próprio site do OpenEmu oferece download de um pacote de ROMs de jogos homebrew, sobre os quais não há dúvida da legalidade.
Embora funcione bem (na tela do computador) nas configurações default, você pode querer experimentar com as configurações do OpenEmu para aproveitar melhor seu hardware do século XXI ao jogar as criações do passado. É possível fazê-lo dinamicamente durante as partidas, assim como é possível salvar o estado, pausar e colocar o jogo em tela cheia.
E se o número de consoles de videogame já suportados no OpenEmu não for suficiente para você, saiba que os desenvolvedores pretendem expandi-lo, acrescentando suporte a ROMs do PSX, PS2 e N64, as máquinas de Arcade suportadas pelo MAME, jogos do Atari e mais.
Leia também: Emulador de SNES para Mac: BSNES.
Comentar
Comentários arquivados