Sincronizando anotações e referências no iPhone: o novo Evernote

Não tenho dúvida de que o Evernote é a melhor ferramenta para anotações e referências disponível para o iPhone, e a maioria dos leitores do Efetividade.net concorda comigo.

Ele não está disponível só para iPhone, aliás: também tem versões para Mac OS X, iPad, Android, BlackBerry, Palm Pre e até para Windows - e diversas extensões de navegadores e outros métodos de acesso via web, para quem preferir.

Usuários de todas estas plataformas podem compartilhar entre todos os seus dispositivos as anotações e referências que faz por meio de textos digitados ou colados, URLs, imagens (um uso prático para copiar rapidamente alguma informação de um cartaz ou folheto usando a câmera do iPhone) e até gravações de voz.

Ele também é um dos veteranos entre os aplicativos para iPhone, tendo lançado a sua versão para a plataforma na mesma data em que a Apple lançou a App Store do iTunes.

Esse status de "clássico" faz com que a ferramenta dispense maiores descrições (veja no meu post no Efetividade se quiser saber mais), mas ao mesmo tempo podia ser percebido na interface do aplicativo: uma app "quadradona", com uma interface planejada antes de os modelos mais recentes de interação com telas touch pequenas terem se refinado.

Mas hoje tudo isso mudou. Com o lançamento de uma versão nova para o iPhone, o Evernote passou a ter um visual e interatividade mais modernos, facilitando o acesso às suas anotações e referências.

A nova interface tem uma tela inicial reformulada, lembrando a estrutura dos sites de notícias mais atuais, com uma linha de tempo que mostra trechos de textos e fragmentos das imagens, facilitando localizar a anotação ou referência desejada, mesmo considerando as dimensões reduzidas da tela - e tirando proveito da resolução do iPhone 4.

A nova tela de entrada de anotações também ganhou um merecido redesenho, com controles espaçosos, confortáveis para uma tela de toque, e um modelo de comandos bem planejado, facilitando inclusive a composição de anexos (imagens, clipes de voz...)

Similarmente, os modos de consulta e pesquisa também foram melhorados, e há uma nova opção "Resource Views" para ajudar a encontrar referências relacionadas a determinada anotação - veja os detalhes no anúncio de lançamento.

O novo Evernote já está disponível na App Store, inclusive como um upgrade gratuito para quem já é usuário da ferramenta. Usuários do iPad também contam com a atualização, mas para eles ela só renovou os bastidores - as novidades na interface virão em uma versão futura.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: