Como limpar o MacBook

Se você imagina que produtos de limpeza especializados e "de marca" são os mais recomendáveis, talvez vá ter uma surpresa!

A quantidade de líquidos, sprays, esponjas e outros produtos de limpeza voltados aos usuários de notebooks é fácil de ser explicada: computadores usados em ambientes variados são fáceis de sujar.

No caso dos MacBooks, as cores e materiais empregados parecem deixar isso mais evidente, o que na prática é positivo (porque sinaliza antes a necessidade de limpeza), mas às vezes parece preciosismo nascido da admiração do visual do aparelho, e não da sua utilidade.

Mas raramente podemos considerar que a limpeza de instrumentos de trabalho é um mau hábito, e isso ajuda a explicar outro fenômeno: os materiais de limpeza que são anunciados como sendo recomendados pela Apple para uso em seus equipamentos. Isso ocorre muito mais no marketing do ponto de venda (o chamado “papo de vendedor”) do que nos anúncios impressos ou nos rótulos dos produtos, mas é algo que já observei em bom número de situações, a ponto de buscar me informar a respeito.

E ocorre que a Apple, em suas instruções oficiais de limpeza de seus produtos, recomenda mesmo um produto: o “paninho” de microfibra da 3M, para limpeza da parte de baixo de alguns MacBooks.

Em todos os demais casos que você encontra em pontos de venda (incluindo sprays, detergentes líquidos, pastas, esponjas, etc.), se o vendedor disser que o produto é recomendado pela Apple, vale a pena ir conferir as recomendações da própria!

O mesmo vale para as receitas caseiras: recomendações de limpar usando adesivos, açúcar, borracha de apagar, pasta de dente, álcool isopropílico e outros produtos podem ter sua eficácia se associados a uma dose de bom senso e 2 doses de cuidado, mas estão longe de serem endossadas pelo fabricante em suas instruções oficiais, e trazem seus próprios riscos, por gerarem seus próprios fragmentos, reações e abrasões.

Instruções oficiais: como limpar MacBooks

A fonte que você deve consultar por primeiro é o Guia do Usuário que acompanhou o seu produto, mas a base de conhecimento de suporte da Apple também tem um artigo específico sobre instruções de limpeza, do qual extraio o resumo abaixo sobre como limpar MacBooks, MacBooks Pro e MacBooks Air, com segurança:

  1. Desligue o Mac e desconecte a entrada de energia e outras conexões.
  2. Passe um pano macio, levemente úmido e sem fiapos pelo exterior do Mac, sem deixar passar umidade pelas suas aberturas.
  3. Não espirre nenhum líquido diretamente no Mac.
  4. Não use sprays em aerosol, solventes ou abrasivos que possam danificar o acabamento.

No caso dos MacBooks brancos, há uma instrução a mais: a sua parte inferior deve ser limpa com um pano com as mesmas características acima, mas seco.

Como limpar a tela

Para limpar a tela dos MacBooks, as instruções oficiais são parecidas;

  1. Desligue o Mac e desconecte a entrada de energia.
  2. Passe na tela um pano macio e sem fiapos, umedecido apenas com água.
  3. Não espirre nenhum líquido diretamente na tela.

Como limpar os periféricos

A geração atual dos periféricos da Apple tem 2 componentes cuja limpeza é bem fácil: o Magic Mouse e o Magic Trackpad. Em ambos os casos a recomendação é simples: desligar, tirar as pilhas e passar pelo seu exterior um pano macio, sem fiapos e umedecido apenas com água, cuidando para não deixar passar umidade pelas aberturas.

Já no caso dos teclados (sejam de alumínio ou não, com ou sem fio), a instrução é similar, mas o trabalho será bem maior ;-) Desconecte o cabo e as pilhas (conforme o caso), e passe pelo seu exterior um pano macio, sem fiapos e umedecido apenas com água, cuidando para não deixar passar umidade pelas aberturas. Não use sprays em aerosol, solventes ou abrasivos!

E aquele spray lindo que eu vi na loja?

Tem uns sprays e esponjas que parecem mesmo muito eficazes, não é mesmo? Tem um da Philips que é feito sob medida para tirar marcas de dedo e outras manchas da tela de TVs de LCD e plasma, por exemplo.

Este produto e outros similares resolvem muito bem aquilo que se propõem a fazer, desde que você os use bem: com o “paninho” de microfibra que acompanha o produto, aplicando o produto no paninho, e não diretamente na tela, e limpando só a TV, e não a tela do seu MacBook!

Afinal a sua TV não tem, em seu painel frontal, uma webcam sensível nem orifícios para captação de áudio, nem está posicionada logo acima de um teclado cheio de fendas por onde as partículas do gel de limpeza podem passar de forma indesejada.

Assim, se o varejista tiver posicionado um totem destes sprays de limpeza perto dos notebooks, e não das TVs, ignore a associatividade e, se o momento inspirar em investir dinheiro na limpeza do seu Mac, aproveite o momento e vá numa loja próxima para comprar um “paninho” de microfibra e deixar exclusivamente para este uso, umedecido apenas com água mas também embebido na certeza de que está seguindo a recomendação de quem projetou o equipamento ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: