OS X Lion: seu Mac está pronto?

O compromisso oficial da Apple quanto à data de lançamento do OS X Lion é amplo: em um evento realizado no mês passado, ela anunciou simplesmente que o sistema sairá em julho – do qual já estamos quase na metade.

Mas as evidências de que estamos às vésperas do lançamento se acumulam: a versão GM (equivalente a um ensaio geral do sistema, voltada aos desenvolvedores) do Lion já foi distribuída, e ontem um presságio bem mais forte foi divulgado: a Apple pediu aos desenvolvedores que já enviem para a Mac App Store as versões Lion de seus aplicativos.

É equivalente àquele aviso para todos ligarem os motores, porque está prestes a ser dada a largada – ainda que continuemos sem saber se vai ser na quinta-feira ou na semana que vem, há claramente uma contagem regressiva sendo implementada por lá.

Portanto, é hora de revisar a sua prontidão para o Lion, e sugiro 3 passos:

 

1. Decidir se você vai fazer o upgrade, e quando. Não é porque saiu uma versão nova que você precisa considerar que a sua está ultrapassada definitivamente – o Snow Leopard continuará a ser mantido, e não apenas os aplicativos que você tem hoje continuarão funcionando nele, como é provável que continue a haver novidades ainda por um bom tempo.

Mas se você for fazer o upgrade, é bom pensar na sua agenda: uma das músicas mais populares cantadas por Elvis Presley sintetiza os principais argumentos a favor e contra um usuário final correr para atualizar assim que sair a nova versão: o comportamento ditado pela razão e o exigido pela vontade muitas vezes são conflitantes.

Três boas razões para deixar pro segundo ou terceiro dia são a competição menor pelos recursos dos servidores na hora do download, a existência de tutoriais de instalação e configuração (indo além do que a documentação oficial revela) que brotam como cogumelo depois da chuva nessas horas, e poder contar com os relatos de sucesso e insucesso de quem tentou fazer a mesma coisa que você tem em mente, antes de você mesmo tentar.

Mas não tenho nada contra você apressar o passo e tentar instalar já a partir da primeira hora de disponibilização ;-)

 

2. Informar-se bem sobre o Lion. Saber o que o espera após a instalação é importante, ajuda a filtrar as expectativas. Sugiro começar pelo resumo das novidades do Lion, que publiquei aqui no BR-Mac. ;-)

Mas veja também a imensidão de detalhes no site oficial (em português!), e não custa nada também dar uma olhada na tabela de compatibilidade de aplicativos com o Lion, que está publicada no RoaringApps.

 

3. Verificar se o seu Mac está pronto para o Lion: em linhas gerais, os Macs de 2007 em diante (e parte dos de 2006), conectados à Internet, com pelo menos 2GB de RAM, e com o Mac OS X 10.6 Snow Leopard instalado e atualizado, são compatíveis com o Lion.

Mas, especialmente se você tiver decidido que quer fazer a instalação já nos primeiros dias, saber as linhas gerais pode não bastar – veja de forma mais detalhada como verificar se o seu Mac está pronto para o Lion, em nosso post anterior.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: