Finalmente: Lion permite recortar e mover arquivos no Finder

Uma reclamação constante que vi em sites e fóruns ao longo dos meus (nem tantos assim) anos de usuário de Mac foi a da ausência do recurso de mover (ou de recortar) arquivos no Finder.

Diferentemente de outros sistemas operacionais, nos quais é comum haver no navegador de arquivos default uma combinação de teclas (como a sequência Ctrl+X, Ctrl+V) ou uma opção de menu específica para mover um arquivo ou pasta para outro local nos discos, os responsáveis pela interface do Mac OS X sempre acharam mais adequado manter apenas a opção de copiar - e o usuário depois se responsabilizaria por apagar os arquivos de sua posição original.

Esta diferença (ou deficiência, dependendo de quem estiver descrevendo) frequentemente era razão suficiente para procurar alternativas em programas como o TotalFinder ou o PathFinder que, entre outras funções complementares ao Finder nativo, ofereciam opções para mover arquivos diretamente.

 
Entra em cena o Option+⌘+V

Com o lançamento do OS X Lion, entretanto, esta situação mudou: agora a operação de cópia (⌘+C) de um arquivo ou pasta pode ser complementada pela operação denominada Mover Item Até Aqui (ou "Mover Itens Aqui" quando mais de um tiver sido copiado), disponível pela combinação de teclas Option + ⌘ + V, ou quando você acessa o menu Editar mantendo as teclas Option e ⌘ pressionadas.

O funcionamento é o que se espera: os itens são transportados ao ponto selecionado, e desaparecem no ponto de origem.

Parece tão simples, né? Ficam no ar as perguntas: qual o motivo de não ter sido feito antes, e o que mudou para permitir que isso seja feito agora?

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: