Adaptador do Mac para monitor externo, TV ou projetor: como escolher

O leitor Helder C. Affonso enviou a seguinte pergunta por e-mail:

Olá, Augusto! Acompanho diariamente o BR-Mac, e sou leitor há anos do seu trabalho no Efetividade. Gostaria de saber como você consegue idéias para tantos posts que me interessam! Mas no momento tenho uma dúvida e gostaria que você a abordasse no site, ou me respondesse diretamente se possível: tenho um MacBook (não-Pro) de 13 polegadas que comprei de segunda mão e me serve muito bem, mas quero passar a usá-lo para palestras. Notei que ele não tem um conector VGA ou DVI para ligar às entradas dos projetores e, quando fui procurar um adaptador, vi que a Apple vende muitos modelos diferentes. Qual o adaptador que devo comprar?

Olá, Helder. Que bom saber, e a resposta para a sua primeira inclui esta sua mensagem: com perguntas interessantes enviadas pelos leitores eu consigo avaliar quais assuntos abordar, mesmo que indiretamente - mas também de forma direta, como no seu caso!

Leia também: Projetor no Mac com o Mountain Lion e adaptador VGA: como fazer funcionar

A sua pergunta poderia ter uma resposta mais objetiva se você tivesse dito o ano do modelo do seu MacBook, porque ao longo da vida desta linha de produtos, ele já adotou mais de um padrão de saída de vídeo.

Como você já identificou que deseja conectar-se a um aparelho que tem entradas VGA ou DVI, você já resolveu metade do problema.

E se o seu projetor tivesse entradas HDMI, também haveria soluções. Ainda, se o MacBook não for dos mais recentes, também poderia haver adaptadores disponíveis para vídeo composto ou S-Video, como o exótico modelo da foto acima (que é para o MacBook Air do início de 2008).

Mas a outra metade do problema é exatamente a que o aflige: qual é o padrão da saída de vídeo do seu MacBook. E a resposta é: depende do ano/modelo!

Se o seu MacBook for do modelo 2009 em diante, ou o modelo Alumínio lançado no final de 2008, a saída de vídeo é no padrão Mini DisplayPort. Neste caso, o que você precisa é de um adaptador Mini DisplayPort para DVI (ou para VGA), como os 2 da imagem acima. Se fosse o caso, também poderia ser de Mini DisplayPort para HDMI.

Já se o seu MacBook for dos outros modelos de 2008, ou mesmo de um ano anterior, aí a saída de vídeo será Mini-DVI, e você precisará de um adaptador de Mini-DVI para DVI (ou para VGA), como os 2 da imagem acima.

Isso conclui as possibilidades para o seu MacBook (não-Pro, como você diz), mas se o seu modelo fosse outro haveria mais possibilidades:

  • O MacBook Air pode ter conectores Micro-DVI, Mini DisplayPort ou Thunderbolt (estes 2 últimos são compatíveis entre si e usam os mesmos adaptadores)
  • O MacBook Pro pode ter um conector DVI, Mini DisplayPort ou Thunderbolt (estes 2 últimos são compatíveis entre si e usam os mesmos adaptadores)
  • O Mac Mini pode ter um conector DVI, Mini-DVI, Mini DisplayPort ou Thunderbolt (estes 2 últimos são compatíveis entre si e usam os mesmos adaptadores)

A Apple também tem uma página explicando como identificar o ano e modelo do MacBook, caso você tenha dúvida. Tem páginas similares para o MacBook Pro e para o MacBook Air também.

Finalmente, há também uma página oficial com a tabela de adaptadores para monitores, tratando não apenas da família MacBook, mas também do iMac, Mini, Mac Pro e mencionando até o Power Mac ツ

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: