Lista de desejos: 7 expectativas de novidades para o iOS 6

Federico Viticci, do MacStories, vem publicando uma série de artigos (com uma interessante postura crítica) sobre os rumos que o ecosistema Apple vem tomando agora que o iCloud começa a tomar um lugar de destaque entre as soluções baseadas no OS X e no iOS, e agora levou este ponto de vista a uma lista de 27 novas características que ele gostaria de ver no iOS 6, próxima versão do sistema operacional dos iPads e iPhones.

Não é exatamente uma lista de previsões, mas sim de expectativas. Separei alguns dos itens que me chamaram a atenção para comentar abaixo e, caso se mantenha a tradição dos anos recentes, no começo de junho veremos quantos deles serão atendidos ツ

Sincronizar as abas abertas dos navegadores: o iCloud já começa a oferecer este tipo de recurso no OS X, então deve estar a caminho do iOS também – e seria bem legal dar continuidade no Mac à navegação iniciada no iPhone ou iPad, e vice-versa.
 

AirDrop: no OS X este recurso de compartilhamento de arquivos entre Macs que estejam conectados a uma mesma rede sem fio não chegou a me encantar, mas no iOS seria diferente: a facilidade de transferir imagens, links, cartões de contatos e documentos entre iPhones e iPads usando um recurso simples e integrado ao sistema seria muito útil para mim.

Opção de atualização automática de apps: certamente existem bons motivos para atualizar apps só quando o usuário solicita, mas também é forte o argumento de evitar que os usuários com menor inclinação tecnológica mantenham indefinidamente versões antigas e potencialmente sujeitas a falhas de segurança ou restrições de funcionalidade. Se o comportamento default (desativável por uma opção das Preferências) fosse fazer atualizações de apps automaticamente quando o aparelho está conectado a uma fonte de energia, a uma rede Wi-Fi e com a tela travada, acredito que eu aderiria a ele.

Acesso rápido às configurações de Wi-Fi e Bluetooth: a cada vez que preciso tirar da tela o app no qual estou trabalhando só para ativar ou escolher uma rede Wi-Fi, penso que deve haver uma maneira melhor. A imagem acima mostra a interface desta operação no WebOS, hoje pertencente à HP, e no qual é acionada a partir do toque no ícone que indica o estado das conexões.

Contatos VIPs no Mail e Mensagens: o recurso de contatos VIPs no Mail do OS X já foi divulgado para o Mountain Lion, e é uma forma de filtrar com mais facilidade as mensagens importantes e que merecem destaque. Um recurso similar integrando Contatos, Mensagens e Mail no iPhone e iPad também cairia muito bem!
 

Uma nova interface para a multitarefa: os gestos multitarefa do iPad já foram um avanço em relação à ginástica com o botão Home que era a opção anterior. Mas algo parecido ao Mission Control do OS X, que mostra os apps abertos e o conteúdo deles simultaneamente na tela, permitindo selecionar qual deve receber o foco, cairia muito bem.

Melhor suporte a texto formatado: uma API que fornecesse aos desenvolvedores suporte simples e padronizado a rich text seria uma evolução para todos, mesmo que fosse só aquela formatação básica disponível em um popup no app Mail oficial. Mas se a API permitisse que os desenvolvedores acrescentassem uma fileira adicional no teclado (como a do WriteRoom, ou a do Writing Kit, visível na imagem acima) com comandos de formatação (ou símbolos usados com frequência, teclas de movimentação do cursor e outras opções selecionáveis pelo desenvolvedor ou pelo usuário), tanto melhor!

Como se diz, sonhar não custa nada ツ

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: