Simulador de vôo X-Plane 10: concorra ao seu!
O X-Plane é um simulador de vôo bastante completo: 3.000 aeronaves, mais de 34.000 aeroportos (incluindo os brasileiros – até mesmo vários regionais), efeitos climáticos, belas paisagens e muito mais - à venda no Brasil e com manual em português.
Herdeiro de uma longa tradição (a versão inicial foi lançada em 1993), o X-Plane nasceu originalmente no Mac, e hoje está disponível (a partir de um mesmo conjunto de discos de instalação) para Mac, Linux e Windows.
E não é um conjunto modesto de discos: a caixa distribuída no Brasil (já à venda em lojas como Fnac, Livraria Cultura e outros distribuidores da Boxware no Brasil) traz junto ao manual impresso em português com 29 páginas a impressionante quantidade de OITO DVDs dual-layer, embora a instalação não exija necessariamente inserir todos: tudo depende de quais mapas você selecionar.
Boa parte dos aeroportos oficiais existentes entre o paralelo 74°N e o paralelo 70°S estão presentes nos mapas do jogo, que são detalhadíssimos, o que garante que até mesmo uma instalação modesta (como a minha, que incluiu apenas os mapas do Brasil e assim usou apenas os discos 1, 7 e 8) exija dedicar ao menos meia hora para o processo, que felizmente é automatizado - basta dizer quais os mapas desejados, e inserir os DVDs quando solicitado.
O modelo de simulação é diferente do mais comum encontrado em concorrentes como o recentemente descontinuado Microsoft Flight: ao invés de basear-se em tabelas com as características (empuxo, arrasto, etc.) de cada avião, o X-Plane calcula as mesmas a partir do modelo 3D da aeronave, o que permite bastante liberalidade por parte de quem usa os recursos de edição do jogo para criar (e compartilhar online) modelos de aeronaves para uso no X-Plane.
Graças a essa característica, entre as 3.000 aeronaves do X-Plane não estão disponíveis apenas aviões comerciais e militares recentes e clássicos: com ele é possível pilotar uma simulação do zepelim Hindenburg, de um ônibus espacial dos EUA, de um V-22 Osprey (que aos olhos de um leigo parece uma mistura dinâmica de um avião com um helicóptero), do SR-71 Blackbird (que acima você vê aguardando para taxiar no Aeroporto Internacional de Florianópolis, enquanto uma aeronave comercial usa a pista ツ), e até da nave espacial comercial SpaceShipOne (alguns dos mencionados vêm nos discos de instalação, inclusive).
Entre os aviões mais "tradicionais" encontramos nomes como o Hercules C-130, vários modelos de 737 e 747, o bombardeiro B-52, um hidroplano da Bombardier, vários "jatinhos" e mais.
A mesma característica, aliada à extensibilidade do modelo de aplicação do X-Plane, faz com que ele seja usado como parte do processo de design de aeronaves de várias empresas do ramo.
E não se engane: um jogo assim complexo é exigente, e as configurações de hardware recomendadas no manual em português são um processador de 2GHz, 2GB de RAM e 256MB de VRAM. Um joystick USB também é altamente recomendável.
O manual que acompanha a caixa do jogo à venda no Brasil cuida da instalação, configuração básica e instruções essenciais para decolagem e vôo básico em um modesto Cessna 172. Mas você pode solicitar gratuitamente um manual em PDF, com mais de 170 páginas com dicas de utilização e configuração do produto. É só entrar em contato com a distribuidora pelo e-mail marketing@boxware.com.br e solicitar, enviando uma imagem da nota de compra.
Sempre gostei da ideia de simuladores de vôo em computadores, embora sob um ponto de vista puramente de diversão: derrubei muitas aeronaves inimigas pilotando caças Spitfire, F-14 e F-16 no tempo dos computadores de 8 bits, e cheguei a rodar o heroico simulador de vôo que existia para o TK-83.
Mas no que diz respeito às complexas operações necessárias para tirar do solo com segurança um 747, ou pousar um bimotor em condições climáticas desfavoráveis, sou um zero à esquerda.
Por isso quero começar recomendando que antes de ler minhas próprias impressões sobre o uso do software, você assista ao review acima, em que um usuário experiente mostra em 4 minutos várias características interessantes do X-Plane 10, incluindo o taxi e decolagem de um 747-400, o pouso de um bimotor em meio a uma tempestade, algumas manobras com um caça F-4, e até alguns momentos com um helicóptero, um ônibus espacial e um planador.
Quanto a mim, o que posso dizer é que os procedimentos do manual em português me permitiram, com alto grau de diversão e alguma concentração aplicada, tirar do solo o modesto e tolerante Cessna 172 usado nos exemplos do jogo.
Para controlar de fato, o joystick realmente fez bastante falta, e sua ausência somou-se à minha falta de conhecimentos aeronáuticos para impedir que eu fosse muito além da decolagem. Mas um dia chegarei a brincar com, no mínimo, um 737-300, e ter o prazer de dizer "Tripulação, portas em automático!" para o meu computador ツ
Depois me diverti deixando o piloto automático fazer vários procedimentos, e a sensação de realismo começa pelo barulho do motor, que varia conforme o giro e o modelo da aeronave, e pelos contatos de rádio entre o avião (N03XP, ou november zero three xray papa) e a torre, providenciados pelo próprio jogo, informando que eu estava prestes a decolar do aeroporto Hercílio Luz, aqui em Florianópolis, e recebendo autorização para um plano de vôo que me levaria até SBCT, o aeroporto de Curitiba - desde que eu aguardasse uma aeronave comercial e uma militar (acho que era um veteraníssimo C-130) que tinham prioridade para uso da pista.
Ainda me permiti mandar o piloto automático decolar um caça FA 22 Raptor na base aérea do Galeão (Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim), só pra ver a paisagem ツ Foi interessante observar que apesar de todo o seu armamento, o piloto automático disciplinadamente aguardou um 747 que tinha prioridade de uso da pista antes dele!
Vale mencionar: não se trata de um jogo tradicional, e sim de um simulador propriamente dito: entre selecionar um aeroporto e de fato sair do solo podem passar longos minutos até receber a autorização para a decolagem, você pode ter que localizar a pista correta, etc. É diversão sim (e pode até ser mais do que isso), mas para quem gosta de voar.
Ganhe o seu X-Plane 10
A cópia que eu recebi da Boxware para realizar este review foi incorporada será mantida por aqui, mas eu tenho uma outra caixa lacrada do X-Plane 10 para sortear entre vocês.
Para participar basta realizar uma (ou ambas) as ações abaixo, até segunda-feira, 10 de setembro:
a) Seguir o @brmacblog e twittar a seguinte frase: Estou concorrendo aos 8 DVDs do simulador X-Plane 10 para Mac e PC da @boxware_br sorteados pelo @brmacblog http://br-mac.org/?p=3471
b) Comentar aqui neste post preenchendo corretamente seu endereço de e-mail no campo apropriado (vou usar apenas para comunicar o vencedor), dizendo que tem interesse em concorrer ao sorteio e compartilhando com os demais leitores qual o seu aeroporto preferido (seja como passageiro ou como piloto), e por que. Caso você seja piloto (real, e não apenas simulado), vou gostar de ler também qual o aparelho no qual registrou mais horas de vôo até o momento!
Se você fizer as 2 operações concorrerá no sorteio (via random.org) com o dobro de chances em relação a quem optar por apenas uma delas.
Twits e comentários repetidos serão desconsiderados, e tentativas de participar com múltiplas identidades, se identificadas, serão anuladas.
Atualizado em 11/9/2012: O sorteio já foi realizado, e o vencedor é o João Vítor, que quer pousar um Antonov 225 em Guarulhos. Parabéns! [O sorteio ocorrerá na terça-feira (11/9)] e o vencedor será informado por e-mail (caso tenha participado via comentários) ou twitter (no outro caso) para que possa enviar um endereço postal no Brasil para envio da caixa lacrada com os 8 DVDs do jogo.
Todos os casos não mencionados neste breve regulamento ou em atualizações publicadas por mim nos comentários serão resolvidos soberanamente pela administração do BR-Mac, e a sua participação implica na aceitação destas regras.
E naturalmente você também pode ter o jogo sem esperar eu sortear, bastando adquiri-lo em lojas como a Saraiva, Fnac ou Livraria Cultura ツ
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