Aprendendo Unix no OS X: novo livro da Novatec, ganhe seu exemplar

Tenho em mãos o livro "Aprendendo Unix no OS X Mountain Lion", de Dave Taylor, mais um bom fruto da parceria constante entre a brasileira Novatec e a O’Reilly.

Não é um livro dos mais volumosos: são 272 páginas, e o subtítulo "Mergulhando no Terminal e no Shell" e a presença da palavra "Aprendendo" no título definem o tom: o livro é uma boa introdução para quem vive ouvindo falar em shell, de vez em quando segue instruções baseadas em comandos no Terminal, e quer aprender como usar bem esses recursos.

Dias após o anúncio oficial do OS X Mavericks, que será lançado na primavera, não deixe à menção ao Mountain Lion desanimá-lo: a absoluta maioria dos conceitos abordados no livro poderiam ser usados em qualquer versão do OS X desta década, ou mesmo da anterior. Vale lembrar que o OS X Mountain Lion é oficialmente um UNIX, com certificação do Open Group, e forte herança do BSD.

Para usuários já com experiência de shell Unix (ou seus clones, como as distribuições Linux), há pouco a aprender neste livro, mas podem ser detalhes interessantes: configuração do Terminal default do OS X, algumas especificidades de sistemas de arquivos e de versões dos componentes, interface com recursos do sistema, como as buscas do Spotlight e o gerenciador de conexões, e mais.

Já para a audiência a que o livro se destina, que é a de nível introdutório, é só material útil: como iniciar o uso, navegar pelas pastas, manipular os arquivos, encontrar informações, trabalhar com o espaço em disco e com as permissões de acesso, obter acesso de administrador, gerenciar processos, conectar-se a outros computadores e mais.

Eu gostei especialmente do capítulo 7, que trata dos aspectos multitarefa, incluindo comandos como ps, top e kill, úteis para complementar os recursos gráficos do OS X quando algum aplicativo perde o controle e deixa de responder, ou consome mais recursos do sistema do que deveria.

O índice e um capítulo de exemplo estão disponíveis no site da Novatec, onde ele também está à venda, caso você não queira ir procurá-lo na sua livraria preferida.

Promoção: ganhe seu exemplar

Atualização: o sorteio foi realizado em 14.06.2013 e os vencedores foram: Regis Araujo Melo e Eltern Assis. Ambos tem até terça (18.06) para enviar, pelo contato do BR-Mac, o endereço postal no Brasil para onde a Novatec deve enviar seus exemplares.

Como cortesia para os leitores do BR-Mac, a editora Novatec disponibilizou 2 exemplares do "Aprendendo Unix no OS X Mountain Lion" para sorteio.

Para participar você tem 2 possibilidades, e pode participar de ambas (dobrando assim a chance de ganhar), mas apenas uma vez em cada uma delas:

a) seguir o @brmacblog no Twitter e twittar a seguinte frase: Estou concorrendo ao livros de introdução ao Unix no Mac da @novateceditora que o @brmacblog está sorteando em http://br-mac.org/

b) Curtir o BR-Mac no Facebook e compartilhar o post sobre este livro que eu publiquei lá, escrevendo ao compartilhar se você já tem experiência com Unix (ou similar) que deseja aprimorar, ou seu interesse é começar a aprender.

Se você fizer as 2 operações concorrerá no sorteio (via random.org) com o dobro de chances em relação a quem optar por apenas uma delas. Twits e compartilhamentos repetidos serão desconsiderados, e tentativas de participar com múltiplas identidades, se identificadas, serão anuladas. O sorteio ocorrerá na sexta-feira (14 de junho), com resultado divulgado no Facebook e no Twitter. Na divulgação do resultado darei instruções para que cada um dos 2 vencedores enviem um endereço postal no Brasil que será entregue à Novatec para envio dos livros. Todos os casos não mencionados neste breve regulamento ou em atualizações publicadas por mim nos comentários serão resolvidos soberanamente pela administração do BR-Mac, e sua participação implica na aceitação destas regras.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: