Não gosta do BSD tar? O seu Mac também vem com o GNU tar

As versões dos utilitários podem fazer grande diferença entre ambientes, e o empacotador tar é um dos que variam bastante entre o mundo GNU e os BSDs como o Darwin/OS X.

Quando comecei a usar o Mac após muitos anos exposto diariamente ao Linux, me senti rapidamente em casa no Terminal do OS X, inclusive porque ele vem com vários componentes idênticos ao do ambiente shell do Linux, a começar pela shell em si, que é o GNU Bash.

Mas eu senti falta de recursos de basicamente 3 utilitários GNU que costumam vir por default nas distribuições Linux: o wget (o OS X o substitui pelo curl), o gawk (o BSD awk incluído no OS X não tem várias das extensões que eu uso diariamente) e o GNU tar (o BSD tar que vem no OS X não inclui várias extensões que para mim são de uso natural).

Provavelmente o errado sou eu, que ao invés de prezar a interoperabilidade e preferir apenas opções e sintaxes definidas no POSIX, me acostumei a facilidades extras oferecidas pelas extensões das versões GNU, especialmente no que diz respeito a anciões como o tar e o awk.

Mas o fato é que para o gawk e o wget eu logo encontrei no Rudix os respectivos pacotes fáceis de instalar, e para o tar não é preciso instalar nada: o OS X já vem com o comando gnutar que, como o nome sugere, é justamente o GNU tar.

Vale destacar: embora seja o próprio GNU tar, basta usar o comando gnutar --version para verificar que se trata de uma versão modificada, e assim sabe trabalhar com os atributos adicionais de arquivo dos Macs.

Uma curiosidade: como você pode ver na imagem acima, no OS X o comando tar em si é apenas um link simbólico para o bsdtar – portanto, se você quiser que o gnutar passe a ser o tar default do seu sistema, basta alterar o link.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: