Pngcrush: utilitário open source reduz em até 25% o tamanho dos arquivos PNG, sem perda de definição
Com o uso de um utilitário bem simples e gratuito, é possível reduzir em até 25% o tamanho de arquivo de imagens PNG, sem perda da resolução e da qualidade, acelerando o carregamento de páginas e o download de apps.
Originalmente criado como um sucessor para o formato GIF e aprovado para uso na Internet em 1996, o padrão PNG pertence ao W3C1 e se distingue do JPEG (arquivos .jpg) por usar um método de compressão sem perdas: enquanto imagens JPEG tendem a oferecer qualidade reduzida em relação ao original, o PNG reflete fielmente a imagem para ele convertida.
Os arquivos PNG são ricos em opções e recursos, incluindo variadas formas de compressão2 e diversas informações que não são utilizadas na exibição como ilustração em uma página web, ou como parte da interface de um app.
A imagem acima, em PNG, está no formato gerado pelo editor gráfico, mas é possível reduzir seu tamanho sem mudar em nada o visual (veja abaixo como ela fica, com 18% a menos em seu tamanho), explorando as várias possibilidades de compressão disponíveis para cada arquivo, e removendo informações como tabelas de correção de cores ou o nome do programa que criou a imagem, diversos utilitários conseguem reduzir bastante o tamanho de arquivo das imagens PNG, sem abrir mão da definição e qualidade originais.
O otimizador de PNG que eu costumo usar é o pngcrush, criado por Glenn Randers-Pehrson. Na sua forma mais simples, ele pode ser chamado no Terminal pelo comando pngcrush original.png otimizado.png
(que irá processar a imagem original.png
e gerar a imagem otimizado.png
), mas a documentação explica vários parâmetros adicionais para o caso de você desejar controlar o que vai ou não ser removido do seu PNG.
O pngcrush é open source, funciona em Unix (incluindo OS X), Linux e até DOS, e desde que eu o incluí no script que uso para fazer upload de imagens, tenho notado reduções entre 20% e 25% no tamanho dos arquivos. A imagem do exemplo acima teve redução de 18%, usando as configurações default do pngcrush.
Se você tem o Xcode instalado, o pngcrush já está no seu Mac, embora em um lugar meio fora de mão: /Applications/Xcode.app/Contents/Developer/Platforms/iPhoneOS.platform/Developer/usr/bin/pngcrush
Você também pode instalá-lo com facilidade por meio do MacPorts ou do homebrew. Para instalar com o homebrew, por exemplo, basta comandar brew install pngcrush
Mas o pngcrush não é a única alternativa: você pode usar o optipng (que tem a vantagem de estar disponível no Rudix) ou o ImageOptim (que tem interface gráfica nativa), por exemplo.
Comentar
Comentários arquivados