iPad na sala de aula: app brasileiro é para estudantes que levam o iPad na mochila
App brasileiro para iPad reúne agenda acadêmica, organizador e visualizador de documentos organizado por matérias, e caderno de anotações.
Conversei hoje com o Juliano Soares Santos, desenvolvedor e conterrâneo que, à frente da Númera, já oferece soluções em várias plataformas voltadas ao aprendizado, e me avisou que agora chegou também ao iOS com uma ferramenta voltada a alunos.
O primeiro aplicativo da Númera desenvolvido exclusivamente para iPad é o Titxa, que foi lançado grátis, sem compras dentro do app, sem assinatura, etc.
Segundo o relato do Juliano, a ideia surgiu da constatação de que utilizar o iPad na sala de aula é bacana, mas nem sempre simples. Apesar dos milhares de aplicativos disponíveis, ficar pulando de um para outro durante os estudos pode ser bem confuso e lembrar onde está um determinado material às vezes é impossível.
O Titxa resolve esse problema: integra tudo que é necessário na aula em um único lugar. Possui um caderno de anotações, um fantástico leitor de PDF e uma agenda acadêmica.
No Titxa, cada material de aula fica associado a uma disciplina, o que facilita pesquisas futuras. É possível fazer diferentes anotações (desenho, texto, imagem, vídeo, áudio), importar PDF do Dropbox, digitalizar documentos e adicionar notas.
Não se trata de apenas integrar várias ferramentas: os desenvolvedores da Numera buscaram criar vários pequenos diferenciais: a mudança de página no leitor de PDF, deslizar para direita para acessar a lista de miniaturas, a simplicidade espartana da agenda, o funcionamento geral do caderno (é mais próximo do Powerpoint do que de um app de desenho propriamente dito).
Mas a integração tem mesmo papel importante. Segundo o Juliano, o principal diferencial do Titxa é o fato de estar tudo em um mesmo lugar, permitindo fazer dentro de um mesmo app as atividades que um usuário bem suprido de ferramentas isoladas faria, por exemplo, pulando entre Readle, Paper, Notability, GoodReader, etc., eventualmente exportando e importando do Dropbox a cada passo.
Isso é bem exemplificado com a Lista de Estudo, que faz a integração das ferramentas: a partir de um evento você pode ir diretamente para um documento ou página do caderno. Você pode navegar pelos itens da Lista de Estudo com apenas dois gestos (deslizar para direita e tocar no item desejado).
Na hora de estudar também é mais fácil, pois a partir de um evento da agenda é possível ir direto para documentos ou páginas do caderno associados.
O aplicativo está disponível gratuitamente na App Store e mais informações podem ser encontradas em www.titxa.com.
Desejo sucesso!
Comentar
Comentários arquivados