Mac lento? Veja como acelerar seu Mac

Mesmo um Mac com bastante memória e CPU atualizada pode se tornar lento se não receber os cuidados adequados, que são simples e estão ao seu alcance.

Comigo acontece mais ou menos a cada 3 meses: eu instalo muitos apps para testar e poder escrever a respeito para vocês, experimento as mais variadas opções de configuração, e de repente acabo percebendo que o meu Mac está lento como não deveria, já que tem CPU e memória mais do que suficientes para as minhas atividades.

Para mim, isso se manifesta principalmente ao abrir programas ou documentos: até operações bem simples e normalmente quase instantâneas, como abrir uma imagem no QuickLook, começam a demorar segundos.

Quando percebo esse efeito, começo a hora da faxina: 20 minutos dedicados a identificar programas que estão rodando e não deveriam, itens de início (nas Preferências de Usuário, imagem acima) desnecessários, apps em excesso rodando na barra de menu, efeitos visuais desnecessários, e/ou disco cheio demais.

Nada muito complexo: uma inspeção visual no desktop e nas Preferências, uma visita ao Monitor de Atividade (imagem acima, acessível em Aplicativos / Utilitários), um reinício de sessão, e está tudo resolvido, sem precisar recorrer a apps ou utilitários externos.

Para facilitar, a MacWorld recentemente publicou o artigo “Mac too slow? Tips to speed up an Apple Mac computer”, que trata com detalhes o tema, incluindo uma dica que eu não conhecia: remover paineis de Preferências que você tenha instalado e não use mais.

Recomendo!

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: