Typinator tem suporte a expressões regulares

Ferramenta de expansão de trechos de texto usados com frequência ganha suporte a recurso avançado de reconhecimento de padrões.

A minha ferramenta preferida para expansão de trechos de texto frequentemente utilizados é o TextExpander, que me permite digitar menos e escrever mais – essencial à minha produtividade, porque economiza o esforço de digitar frases frequentes, URLs de páginas que sempre menciono, trechos comuns de programação, formatação HTML, nomes de classes CSS, funções PHP, comandos do Terminal e muito mais.

Mas ter uma ferramenta preferida não fecha os meus olhos para as novidades da concorrência, e um recurso novo do Typinator (acima) me faz torcer para que os desenvolvedores do TextExpander logo adotem a mesma ideia: o suporte a expansão baseada em expressões regulares.

A animação acima demonstra o funcionamento normal da expansão de caracteres na maioria das ferramentas: o usuário digita uma sequência curta que ele cadastrou previamente, e o utilitário substitui por alguma frase ou trecho que foi associada a essa sequência – por exemplo, na minha prática diária eu digito ;cep e o TextExpander substitui por 88015-130 (e assim eu acabo nunca conseguindo decorar o meu CEP...).

O suporte a expressões regulares acrescenta uma (importante mas avançada) possibilidade: em vez de reagir a sequências de caracteres fixas, reagir também a padrões – por exemplo, detectar que o usuário digitou um número de CPF (ou uma letra logo após um sinal de pontuação, ou 2 sinais de pontuação seguidos, ou 2 maiúsculas seguidas de uma minúscula, ou o padrão que você quiser definir), e modificá-lo ou formatá-lo de alguma maneira.

Não é um recurso muito amistoso para usuários básicos, mas certamente pode interessar a várias categorias de usuários avançados e profissionais. A mim interessa. Ouviu, TextExpander? ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: