Javascript também será linguagem de automação oficial do OS X Yosemite

Quem sabe programar em Javascript terá meio caminho andado para criar pequenos apps e automatizar tarefas no OS X Yosemite.

Quando fez o anúncio do OS X Yosemite (que está chegando...), a Apple também informou que ele terá suporte mais amplo a usar o Javascript como linguagem de automação, para as finalidades que hoje geralmente conduzem ao uso do Applescript.

Não será a única linguagem de script disponível (faz tempo que o OS X vem com PHP, Perl, Python, ...), mas terá um nível de integração diferenciado.

O Javascript será nativamente suportado pela Apple para interagir com o seu ambiente desktop. Isso significa que o programador só precisa incluir um ObjC.import("Cocoa"); no seu script, e aí poderá ter acesso às classes que permitem definir e manipular janelas, botões, campos de preenchimento, envio e recebimento de eventos, interação com dispositivos e com outros apps, etc.

Isso pode ser feito no Editor de Scripts que já acompanha o sistema (é o do Applescript), aparentemente dispensando até a instalação do XCode. Mas não tenho dúvida de que já deve ter alguém inteligentemente desenvolvendo uma IDE para facilitar esse desenvolvimento, até porque fazer uso do Cocoa por meio de mera digitação de código em forma de texto não está entre as formas mais simples de definir e controlar interfaces.

Eu sou fã do Applescript, mas a curva de aprendizado não foi suave, porque a sintaxe dele, fácil de ler, tem várias pegadinhas para escrever. E não domino Javascript, o que significa que não estarei entre os que logo farão uso da novidade.

Mas acredito que veremos surgir um volume de novas aplicações à disposição, graças à quantidade de desenvolvedores web que já usam Mac e terão à mão, no momento em que surgir a ideia, todos os requisitos para desenvolver desde pequenos utilitários até aplicativos complexos usando a linguagem que já conhecem, e um toolkit nativo, com suporte oficial.

Bem-vindo, Javascript para automação do OS X.

E se você é desenvolvedor e deseja já ir se ambientando, além do material oficial, recomendo essa coleção de exemplos e este longo tutorial de construção de um app simples (o da janela acima) usando só Javascript, o editor de scripts e muita digitação ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: