Malware para Mac: Apple lança MAIS UMA ferramenta de remoção do Flashback

A proteção contra vírus no Mac tem muitas faces, e para o caso do malware Flashback agora a Apple lançou uma ferramenta independente voltada a quem não usa Java no seu Mac.

Os recentes lançamentos de ferramentas de detecção e remoção do malware Flashback, que se espalhou por cerca de 1% dos Macs de todo o mundo se aproveitando de uma vulnerabilidade no Java cuja correção foi distribuída pela Apple na semana retrasada vieram na forma de atualizações do sistema, que corrigiam e reconfiguravam o Java e aproveitavam para procurar e eliminar o malware.

Mas usuários do Lion que desistalaram o Java ao saber das infecções correm o risco de estarem contaminados desde antes do ato, e possivelmente não mais receberiam as atualizações acima.

Para este e outros possíveis casos especiais de infecção por variantes do Flashback que chegam de outras maneiras (havia uma que se disfarçava de atualização do Flash, por exemplo), desde o final da semana passada está disponível uma ferramenta oficial de remoção do Flashback que pode ser baixada separadamente e executada manualmente, recomendada para todos os usuários do OS X Lion sem o Java instalado.

Se o malware for encontrado, uma mensagem avisa o usuário. Em alguns casos pode ser necessário um reboot para a remoção, e a ferramenta se encarregará.

Vale lembrar que para os usuários da versão anterior do OS X (o Snow Leopard), no qual o Java vem instalado com o sistema e não é feito para ser desinstalável, a solução oficial permanece o Java for Mac OS X 10.6 Update 8, que também remove o FlashBack.

E para quem ainda usa versões mais antigas do OS X (Leopard e anteriores), a recomendação oficial da Apple é simples e potencialmente insatisfatória: desativar o Java... (mas talvez o procedimento via linha de comando para identificar e remover o malware também possa ser usado nessas versões!)

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: