Como acentuar no iPad com teclado externo

Acentuar no teclado sem fio externo no iPad é fácil, mas pode exigir um passo de configuração nos Ajustes.

Em um post recente sobre o relato de um jornalista que usou apenas o iPad como ferramenta para cobrir um evento internacional (e se saiu muito bem, após a necessária adaptação), o leitor Fabiano A. Corrêa perguntou, na área de comentários, algo interessante:

Será que compensaria comprar um teclado desses, sendo no padrão US? Pelos vááários textos do seu blog, me convenci a comprar um teclado da Zagg, mas antes de investir dinheiro nisso queria saber mais sobre as teclas, por exemplo, de acentos e tudo o mais. No próprio iPad a gente nem sente falta, porque no teclado virtual as letras acentuadas aparecem, mas e no teclado físico como ficaria? (como não dá pra “experimentar” antes de comprar pela net…)

Antes de responder diretamente à pergunta do Fabiano, vale uma ressalva: teclado bluetooth externo pode ser um grande instrumento de produtividade, mas cada usuário precisa avaliar sua própria situação: alguns conseguem alto desempenho de digitação no teclado virtual e assim podem dispensar levar consigo um acessório, enquanto outros precisam mesmo do apoio de teclas físicas para que a digitação possa ter a velocidade com que estão acostumados.

Quanto à acentuação em teclados físicos com layout dos EUA (Internacional), não há grande problema, bastando seguir (com o teclado Bluetooth já emparelhado) esta sequência de configuração:

  1. tocar no ícone Ajustes,
  2. tocar nas opções Geral / Teclado / Teclados Internacionais
  3. se necessário, use o botão "Adicionar novo teclado" para inserir o idioma "Português (Brasil)" na lista do alto da tela, ou o botão "Editar" para garantir que este idioma esteja em primeiro da lista
  4. tocar em Português - Brasil
  5. Para o teclado virtual, selecione o layout QWERTY, e para o teclado físico selecione a opção EUA Internacional - PC

E pronto: seu teclado virtual continuará funcionando como você está acostumado, e o teclado externo acentuará com as mesmas sequências que os teclados de PC vêm adotando há décadas no Brasil (~a ➡ ã, ^a ➡ â e assim por diante). A grande exceção às normas da ABNT, neste caso, é que a ausência de uma tecla dedicada à cedilha exigirá que você a produza digitando um acento agudo seguido da letra c.

Detalhe: em alguns teclados da Logitech, o fabricante optou por remover a tecla ~` (til e acento grave), e para acessá-los você precisa usar a tecla fn em conjunto com [ (para fazer o ~) ou com ] (para fazer o `).

E uma exceção ao procedimento de configuração: caso o seu iPad esteja com uma versão antiga do sistema iOS, os passos podem ser ligeiramente diferentes, como abordamos na versão anterior deste artigo, publicada em março de 2012:

  1. tocar no ícone Ajustes,
  2. tocar nas opções Geral / Internacional / Teclados
  3. definir que seu teclado é Português - Brasil (provavelmente já está assim)
  4. após definir, tocar em Português - Brasil para ter acesso às opções adicionais.
  5. Para o teclado virtual, selecione o layout QWERTY, e para o teclado físico selecione a opção EUA Internacional - PC

A alternativa EUNICE`: Acentuando do jeito Apple

Não é o caso do Fabiano, mas se você estiver usando um iPad alheio ou por outra razão não puder alterar a configuração, mas precisará acentuar no iPad com um teclado externo, pode usar o tradicional modelo Apple de acentuação, que é o mesmo disponível nos Macs cujos usuários não fizeram uma configuração similar para colocarem seus teclados no layout US Internacional (ou ABNT, dependendo do caso).

Este layout é o que vem configurado por default, e também exige uma sequência de 2 teclas (acento + letra) para produzir os acentos, mas as teclas dos acentos não são as usuais, e sim as que a Apple escolheu, e que podem ser lembradas mais facilmente (até você se acostumar e parar de pensar nelas) usando o mnemônico EUNICE`

São elas:

  • Option + E ➡ acento agudo
  • Option + U ➡ trema
  • Option + N ➡ til
  • Option + I ➡ circunflexo
  • Option + C ➡ cedilha
  • Option + ` ➡ acento grave (o da crase)

Nota: Se o seu teclado não for feito para uso com iPads ou Macs, substitua Option por Alt.

Quem se acostuma, usa sem perder velocidade na digitação. Mas se você já está acostumado com o modelo PC (que é o mesmo das máquinas de escrever, que todo datilógrafo aprendeu no século passado), não há razão para deixar de configurá-lo com o roteiro apresentado no início deste artigo.

Leia também: Teclado do iPad: 7 truques ninjas

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: