Layouts: use o Alfred como gerenciador de janelas no Mac

O Alfred é um dos 5 utilitários indispensáveis em qualquer Mac que eu use, e agora além de lançador de aplicativos e localizador de arquivos ele virou também organizador de janelas, com ajuda da extensão Layouts.

Ambos (Alfred e Layouts) são gratuitos, embora o Alfred se beneficie bastante de um add-on chamado PowerPack, que é pago. Sobre o Alfred eu já escrevi anteriormente, ele é uma solução interessante para aqueles que gostam da interface gráfica mas não se furtam a adotar atalhos de teclado que – ao remover quando possível o tempo de deslocamento da mão até o mouse e do ponteiro até o menu ou ícone – encurtem o tempo entre decidir o que se quer fazer e comunicar esta intenção ao computador.

Ele tem uma variedade de funções, mas a especialidade do Alfred é localizar rapidamente o aplicativo ou documento que você quer abrir (aprendendo a priorizar os mais usados ou mais relevantes), conforme você digita os primeiros caracteres do seu nome. Assim que o aplicativo ou documento certo estiver em primeiro na lista de localizados, é só apertar Enter e ele será aberto.

Agora, por meio da extensão Layouts, o Alfred com Powerpack ganhou uma nova capacidade, que em outras plataformas costuma estar no domínio dos gerenciadores de janelas: ajudar a manter as janelas posicionadas de forma organizada, de acordo com os comandos do usuário na interface normal do Alfred ou, se desejado, por meio de hot keys definidas no próprio Alfred.

Quando é pela interface normal, a opção default é usar o comando resize, mas você pode definir outro, mais curto, se desejar digitar menos. O comando vem acompanhado de um dos seguintes parâmetros: f (full screen/tela cheia), c (centralizar), t (top, metade superior da tela), b (bottom, metade inferior), l/r (left/right, esquerda/direita), as combinações tl, tr, bl, br (que unem 2 das configurações anteriores para definir cantos da tela), m (mover para o próximo monitor) ou reset (para recalcular os dados do monitor, se mudarem).

O recurso de hotkeys embutido no Alfred com Powerpack também pode ser usado para suas extensões, então por meio de sua própria interface de configuração eu defini que as teclas shift+control+Z e shift+control+X devem reposicionar a janela ativa na metade esquerda ou metade direita da tela, respectivamente – convenientemente ao alcance da mão esquerda, sem nem mesmo olhar para o teclado.

Já analisei e testei vários outros recursos de gerenciamento de janelas para o Mac (o mais recente foi o Spectacle), mas o Layouts ganhou de todos os outros, para mim, por se integrar a outro recurso que já está rodando no Mac, sem precisar de um executável residente adicional, uma interface adicional, etc.

O posicionamento de janelas dele não é perfeito (leia-se: não é "do meu jeito"), mas nenhum que testei até hoje é - eles ajudam bastante, mas para uso contínuo, eu sempre acabo reajustando um pouco os espaços – e como este é em AppleScript, quem sabe eu não o modifique para ficar com as minhas preferências?

E um bônus: embora seja construído como uma extensão do Alfred (basta fazer o download e clicar, e o próprio Alfred já o abre e configura), o Layouts é um Applescript genérico, permitindo que usuários mais empreendedores adaptem-no aos utilitários que desejarem – o site do Layouts tem até um exemplo e instruções mostrando como ele pode ser chamado diretamente a partir do Terminal, por exemplo.

Recomendo a quem usa Alfred com Powerpack. E recomendo também o Alfred e seu Powerpack, naturalmente.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: