Editor de texto para iPhone: app Write agora tem formatação visual, fácil de usar

O Write, meu editor de textos para iPhone preferido, agora tem formatação visual de textos. Sim, negritos, itálicos, listas, etc. visíveis normalmente no texto editado, “como no Word”.

Existem literalmente dezenas de editores de texto para iOS, e boa parte deles oferece formatação pelo padrão Markdown, fácil de usar em touchscreen e fácil de exportar para outros formatos, como HTML, PDF e outros. Mas o Markdown, embora tenha formatação visível durante a edição, não a mostra como ela vai aparecer no produto final – durante a edição, uma palavra em negrito pode aparecer **assim** e não assim, por exemplo.

Isso acaba de mudar no Write para iPhone: a versão 2, lançada no final da semana passada, oferece na sua configuração default o melhor de 2 mundos para quem prefere editar diretamente na versão formatada: a tela de edição é como você vê acima, e nos bastidores o arquivo permanece sendo o mesmo Markdown de antes, fácil de usar em outros editores e ferramentas do iOS.

Além disso, ele continua tendo a mais importante característica para um editor ser prático: abre diretamente em modo de edição, é só clicar no ícone dele no iOS e começar a digitar, sem fazer opções, escolher nomes de arquivo, onde será gravado, etc. – tudo isso pode ficar para depois que você escrever a ideia que tinha na cabeça e o fez clicar no ícone.

Ele é também bem confortável, com uma interface bem limpa e configurável (acima você vê o default), suporte ao TextExpander Touch, controle do cursor via trackpad virtual, gestos para salvar e apagar, modo noturno, entre outros recursos.

O Write sabe o que fazer depois de seu texto ficar pronto: ele grava os textos no Dropbox ou iCloud, exporta para Evernote e GDrive, sabe operar em modo offline, tem suporte a pastas, função QuickLook, função para gerar rapidamente um link de compartilhamento do seu texto via Dropbox, e VINTE E CINCO ações de exportação: como página web, como e-mail, como SMS, como lembrete, via Facebook, Twitter, Pastebin, impresso e mais.

Particularmente, quando se trata de formatar texto em uma tela touch, eu prefiro o Markdown propriamente dito, porque – dinossauro que sou1 – acho meio chato ficar marcando diretamente na tela os trechos de texto para aplicar formatação a eles. Mesmo assim, o novo comportamento do Writer me agradou.

E imagino que eu seja exceção, e a marcação e visualização inauguradas pelo Writer para documentos Markdown logo se espalhe para outros apps, aclamada pelo público.

Recomendo, são R$ 5 bem investidos. Write for iPhone, na App Store.

Leia também: Melhor editor de texto para iPad: edição 2013.

 
  1.  Editor de textos com formatação não é novidade para ninguém, e eu gosto – há algumas décadas estamos acostumados ao modelo WYSIWYG – What You See is What You Get – em que os negritos, itálicos, títulos, etc. aparecem na tela de edição na forma como aparecerão no documento produzido. Meu problema é selecionar texto arrastando o dedo diretamente sobre a tela.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: