Automação no Mac: Alfred 2.2 traz opção de debug para seus workflows

Utilitário que permite automatizar ações e fluxos de trabalho no Mac agora inclui recurso para auxiliar o desenvolvimento e os testes.

O Alfred (com seu pacote de expansão Powerpack) continua a ser a plataforma a partir da qual eu executo os scripts de automação do meu Mac, embora eu já tenha tentado (e ainda não tenha desistido de) fazer um esforço a sério para migrá-los para o Keyboard Maestro.

Eu tenho scripts para várias das minhas tarefas comuns, incluindo remover e aplicar formatações no MS Word, publicar no blog o texto que estiver aberto no meu editor de textos, ou reduzir a 680 pixels (que é a largura aqui do BR-Mac) a imagem que estiver selecionada no meu desktop.

Esses scripts poderiam ser acionados por vários utilitários mas, se a adoção do Alfred também for o seu caso, e se você faz uso do recurso de workflows dele para rodar os seus scripts, não deixe de fazer o upgrade para a versão 2.2 do Alfred, lançada ontem.

Foi a primeira atualização do Alfred lançada em 2014, e trouxe um recurso utilíssimo: a possibilidade de fazer debug, por meio de um ícone de um besouro (um "bug") nas janelas dos workflows.

A janela acima mostra um exemplo bem simples: a chamada a um script por meio de uma hotkey definida no Alfred. Note que a mensagem de debug mostra o que acionou a ação (no caso, uma hotkey), qual foi a ação (rodar um Applescript), e qual o parâmetro passado a ela. Outras ações podem ter detalhes diferentes de debug, claro.

A ferramenta de debug já nasce com algumas opções, incluindo escolher ver todas as mensagens ou só as de erros/alertas, ou selecionar apenas um objeto para acompanhar no debug.

Além do debug, o Alfred 2.2 trouxe ainda a possibilidade de duplicar workflows, copiar e colar objetos de workflows, e agrupar os workflows em categorias.

Bons scripts! E se você quiser aproveitar os scripts que eu publico costumeiramente aqui no BR-Mac mas não quer pagar pelo Powerpack do Alfred, veja este artigo sobre o FastScripts. (via blog.alfredapp.com - “Alfred v2.2 Released: Workflow Organisation and Debugging | Alfred Blog”)

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: